Imprimir

Muve - Museu Virtual da Educação

Evento 

Título:
Sobre Sonhos e Esperança - Cia Arte Tangível
Quando:
24/05/09 16:00
Categoria:
Teatro

Descrição

Sobre Sonhos e Esperança - Cia Arte Tangível
Local: Ciarte
Horário: 16h

Parceria com o Governo do Estado através do ProAC (Programa de Ação Cultural), apresenta um espetáculo inspirado na vida e na obra do grande educador Paulo Freire. Fala da importância do sonho e da esperança para a transformação de nossa realidade. Concretizando imagens dessa proposta ao mostrar uma professora, angustiada com os problemas de seus alunos, que busca mudar sua prática, ao encontrar Paulo Freire.

SINOPSE

A  trama da encenação apresenta,  inicialmente, uma professora vivendo o pesadelo de ser aterrorizada pela cobrança de tarefas burocráticas, prazos e resultados exigidos pela direção da escola; em meio ao pesadelo, surge Paulo Freire. Neste primeiro encontro, Paulo Freire  mostra  a  ela  uma  semente  de  esperança  de  um  mundo  diferente,  mas  logo  a professora percebe que não tem tempo para conversas, pois é hora da aula!

No  segundo  ato  vemos  um  pouquinho  do  cotidiano  desta  professora  numa  escola tradicional: ela faz a chamada, segue o livro didático dando aulas expositivas, exige que os alunos  memorizem  as  lições  em  meio  a  uma  turma  que  lhe  parece  indisciplinada  e desinteressada.  

O  terceiro  ato  nos  possibilita  observar  as  expectativas  de  duas  famílias,  uma  mais favorecida,  sócio-economicamente,  e outra menos  favorecida,  em  relação  à  educação. As queixas de cada uma das famílias se avolumam. Diante de  tantas frustrações, a professora dá vazão aos seus vários questionamentos e experimenta um diálogo com Paulo Freire.

O  quarto  ato  evidencia  que  o  diálogo  com  Paulo  Freire  inspira  a  professora  a  várias tentativas de mudança. Algumas de suas estratégias funcionam muito bem, outras precisam ser repensadas; de qualquer maneira, ela começa a ser convencida de que o sonho de uma escola diferente é possível, mas exige ação, aliados e tempo.

No  último  ato,  as  idéias  de  Paulo  Freire  já  estão  bem  disseminadas  pela  escola  e  já conquistaram alguns alunos, outros professores e funcionários. Com aliados, a professora é capaz de atos mais ousados em busca de  tornar o sonho possível; porém, ainda se depara com grandes  resistências à mudança, por parte da direção da escola e alguns pais e  sente
medo. Num último diálogo com Paulo Freire, ele  lhe  fala que o medo  sempre vai existir, mas afirma a necessidade de educar o nosso medo e não deixar jamais que ele nos paralise e destrua nossas esperanças.