Imprimir

Muve - Museu Virtual da Educação

Evento 

Título:
Oficinas Culturais - Programa de Formação para o Interior [abril]
Quando:
01/03/23 - 30/03/23 
Categoria:
Oficinas

Local

Mapa

Evento online

Endereço: Evento online, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08700000


Descrição


A partir de 6 de março, estarão abertas as inscrições para as oficinas que acontecerão no mês de ABRIL, ao vivo, via Zoom


OFICINA DE DESENHO À MÃO LIVRE A PARTIR DE FORMAS SIMPLES

Coordenação: Felipe Fejão

Datas e horário: 18, 20, 25 e 27/4, das 10h às 12h

30 vagas

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Aberto ao público, acima de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário para inscrição: https://forms.gle/B2daJW1jYULFfDu16


Por meio de técnicas de desenho fáceis, a oficina de Desenho à Mão Livre propõe que, através de técnicas simples de desenho, qualquer pessoa pode construir qualquer desenho a partir de formas geométricas simples, usando materiais de fácil acesso ou que estão disponíveis em casa.



Felipe Rodrigues Bueno, conhecido como "Fejão”, artista visual e arte educador atuante na cidade de Sorocaba e região, desenvolve um trabalho intenso e contínuo desde 2005.




OFICINA A PALAVRA QUE CONTA: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA SOBRE A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Coordenação: Simone Grande

Datas e horário: 3, 5, 10 e 12/4, das 10h às 12h

30 vagas

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Artistas, educadores, psicólogos, bibliotecários e interessados em geral acima de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário para inscrição: https://forms.gle/zcNmn2G4uWudyuteA


A oficina abordará alguns assuntos sobre o ofício e prática dos contadorxs de histórias, como: o repertório, a visualização, a memória e o estudo do conto. Para isso serão realizados alguns exercícios práticos, leituras e discussões. A partir de um conto escolhido por cada aluno será dado início a um processo de criação artística.


Simone Grande é diretora teatral, atriz e contadora de histórias. Pesquisa a junção das linguagens do teatro e da narração de histórias, há mais de 20 anos. Fundadora da Casa da História, lugar que abriga suas criações, além de cursos, apresentações e atividades relacionadas à Narração de Histórias e ao Teatro. Mestranda em Artes Cênicas na ECA USP.



OFICINA A COLAGEM E OS CINCO SENTIDOS - Módulo 2

Coordenação: Sofia Lemos

Data e horário: 4, 6, 11, 13/4 - 10h às 12h

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

30 vagas

Público-alvo: a partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Materiais e equipamentos necessários: tesoura, cola, papéis, livros e revistas

Formulário de inscrição: https://forms.gle/gifnjYLMHKkRL3Vs8


Esta atividade buscará propor exercícios criativos com técnicas de colagem por meio de estímulos provocados pelos cinco sentidos: olfato/paladar, visão, tato e audição. A ideia é possibilitar ao participante que aflore a criatividade com liberdade para experimentar novas interpretações do mundo por meio do uso de instrumentos cotidianos como papel, tesoura, recortes, cola etc.


Sofia Lemos é artista visual, vive e trabalha em São Paulo. É por meio da colagem que desenvolve um pensamento plástico de desconstrução do real e com isso, reforma conteúdos e abre caminhos poéticos. Sua produção é múltipla, e tem ganhado corpo em diferentes frentes: exposições nacionais e internacionais; instalações; capas de livros; cursos e oficinas. Site: www.sofialemos.art; Instagram: @sofialemos_art




OFICINA: MODA, ARTE E FILOSOFIA

Coordenação: Brunno Almeida Maia

Data e horário: 4, 11, 18 e 25/4 - das 18h30 às 20h30

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

60 vagas

Público-alvo: Interessados, estudantes, pesquisadores e profissionais de moda, artes e ciências humanas a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição: https://forms.gle/eDw9fzUaq4fkyrUy9


Partindo dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin (1892-1940), sobre a Moda e as roupas, no contexto do capitalismo cultural do século XIX, “Moda, arte e filosofia: diálogos contemporâneos” propõe uma leitura da Moda a partir da Filosofia e da Arte, com temas: “A Moda como faculdade da aparência”, “A Moda como Arte”; “A roupa do artista: as vanguardas modernistas visitam a Moda “e “A Moda como texto e imagem”.


Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc SP.





OFICINA: A LITERATURA ITALIANA ATRAVÉS DOS FILMES

Coordenação: Valentina Cantori

Data e horário: 3, 5, 10 e 12/4 - 18h30 às 20h30

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

60 vagas

Público-alvo: Aberto a todos os públicos

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição: https://forms.gle/9WQuFWSBzeoPzmN8A



Esta oficina se propõe a pensar as relações entre a literatura italiana e o cinema italiano, abordando quatro textos e suas respectivas transposições cinematográficas. Durante os encontros serão apresentados O Decameron, de Giovanni Boccaccio e de Pier Paolo Pasolini; O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e de Luchino Visconti; O conformista, de Alberto Moravia e de Bernardo Bertolucci; O jardim dos Finzi-Contini, de Giorgio Bassani e de Vittorio de Sica. Falaremos sobre os aspectos que caracterizam esses livros e filmes, considerando as mudanças que marcam a trajetória de uma obra que nasce em forma de texto e chega ao cinema.


Valentina Cantori é pesquisadora e tradutora. Formada em Literatura Italiana e Linguística pela Universidade de Roma La Sapienza, é doutora em Filologia e Linguística Românica pela Universidade de Macerata e pela Universidade Hebraica de Jerusalém; concluiu na USP um projeto de pós-doutorado sobre literatura italiana e judaísmo. Atualmente é pós-doutoranda da UFPR, pesquisando poesia italiana e tradução.




OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA AUDIOVISUAL

Coordenação: Sérgio Pardal

Data e horário: 18, 20, 25 e 27/4 das 14h às 16h

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

20 vagas

Público-alvo: Atores e não atores que possam decorar textos indicados pelo coordenador da atividade.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição: https://forms.gle/SWT4BLGgKvAdr72KA


Esta atividade busca preparar os participantes para a execução de registros de vídeos de forma segura, intuitiva e divertida, mesmo com conteúdos ficcionais dramáticos ou densos. Pretende-se desmistificar a diferença entre interpretações para teatro e vídeo de modo a que os interessados possam aprender a fazer seu próprio registro e compreender variáveis formas de interpretação para um mesmo texto.


Sérgio Pardal é Jornalista, ator, professor de interpretação. Preparador de atores para testes de teatro, publicidade, cinema e seriados. Como ator: Teatro da Vertigem, entre eles “BR3” e “O Filho”.Longas como “Lamento” e “400 contra 1”. Seriados como “Aruanas” da Rede Globo, “Ninguém Tá Olhando” da Netflix e “Vale dos Esquecidos atualmente lançada na HBOMAX. Como preparador de elenco e ator no curta “Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas”.


OFICINA FIGURINO EM CENA: COMPARTILHANDO PROCESSOS DE CRIAÇÃO

Coordenação: Maria Cecília Amaral

Data e horário: 18, 20, 25 e 27/4 -  14h às 16h

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

20 vagas

Público-alvo: Participantes de coletivos culturais de teatro e audiovisual, atores, estudantes de moda e das artes cênicas e demais interessados, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição: https://forms.gle/t3ByRaSBAzJeptAi8

Materiais: Folha de sulfite (3 folhas), lápis de escrever, borracha, apontador, material de colorir, lápis de cor, canetinhas).


Esta oficina busca apresentar os principais conceitos, métodos e técnicas de criação e construção de figurino, por meio da decupagem e estudo de espetáculos cênicos e obras audiovisuais, e análise de diferentes processos de criação de figurinos.


Maria Cecília Amaral é Figurinista, Diretora de arte e Artista educadora. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Com formação em moda, cenografia e figurino. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema Transformar, desde 2010. Atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais. Leciona cursos de figurino e arte desde 2011, passando por instituições de Ensino e Cultura, Ongs e pelo Programa Pontos MIS.




OFICINA: ESCREVI UM LIVRO. E AGORA?

Coordenação: Lizandra Magon de Almeida

Datas e horário: 3, 5, 10 e 12/4 - 14h às 16h

50 vagas

Público-alvo: pessoas interessadas em publicar livros, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição: https://forms.gle/1LXdCmztLn6ezk6F7



A oficina pretende orientar novos autores e autoras que têm um original e querem ver seu material publicado. Para isso, começamos explicando o que é exatamente um original e as opções hoje disponíveis, da autopublicação aos concursos, da publicação digital na Amazon e em outras plataformas até a publicação impressa por editora.



Lizandra Magon de Almeida é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tradutora, editora e poeta. É empresária desde 2001, à frente da Pólen Editorial, empresa prestadora de serviços, que em 2014 se tornou uma editora e em 2020 passou a se chamar Editora Jandaíra, e tem em seu catálogo livros para adultos e crianças que discutem a diversidade e a representatividade, com temas feministas e antirracistas. Publica a Coleção Feminismos Plurais, organizada por Djamila Ribeiro.







OFICINA: MARKETING DIGITAL - UMA INTRODUÇÃO

Coordenação: Ju Dias

Datas e horários:

Turma A - 3 e 5/4 - 14h às 16h

Turma B - 17 e 19/4 - 18h30 às 20h30

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

30 vagas

Público-alvo: Interessados em geral, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição:

Turma A: https://forms.gle/fhm396MKhiHkAmyb6

Turma B: https://forms.gle/8bGTWtkK3ZrW9YTZ8


Cada vez mais o uso estratégico das redes sociais é de extrema importância para a manutenção e crescimento de diferentes tipos de negócios. O objetivo desse encontro é apresentar de forma simples e descomplicada as principais redes sociais e suas ferramentas, ajudar a criar ou melhorar o perfil “comercial”, bem como utilizá-las de forma estratégica, aumentando o engajamento com o seu público, de forma mais clara, simples e econômica.


Ju Dias é formada em propaganda e marketing, trabalhou mais de 10 anos em grandes empresas, atuando na área de Marketing e Comunicação. Em 2017 resolveu mudar o rumo de sua carreira e usar o seu conhecimento para trazer mais visibilidade através da comunicação para pequenos empreendedores, projetos sociais e culturais nas periferias através da Bora Lá!, uma Agência de Comunicação e Marketing Popular.




OFICINA FOTOGRAFIA DE RUA, DOS MESTRES AO INSTAGRAM

Coordenação: Maneco Magnesio

Data e horário:

Turma A: 10, 12 e 14/4 das 14h às 16h

Turma B: 24, 26 e 28/4 das 10h às 12h

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

30 vagas

Público-alvo: Fotógrafos profissionais ou amadores e demais interessados, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição:

Turma A: https://forms.gle/V26LLNfztawDFBHY7

Turma B: https://forms.gle/aK9U1kUq6ZKn7DQWA


Embora uma das primeiras fotos da história tenha sido uma “fotografia de rua” (Daguerre - Boulevard du Temple), essa vertente da fotografia atravessou grande parte do séc. XX pouco discutida e analisada. Partindo dos mestres do passado, entenderemos como este gênero da fotografia chegou ao séc. XXI como um dos mais conhecidos e praticados pelos jovens fotógrafos, que compartilham milhares de imagens diariamente no Instagram. Também serão abordadas formas de diferenciar as suas fotos, que equipamento utilizar, tratamento de imagem, como apresentar seu trabalho, vertentes similares da fotografia e algumas noções básicas de direitos autorais e direitos de uso de imagem.


Maneco Magnesio Guimarães graduou-se na Escola de Belas Artes da UFBA. Cursou fotografia com Marcelo Vitorino no MAM, ministrou em janeiro, workshop sobre o tema da Fotografia de Rua no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi pré-selecionado para concorrer no Festival Paraty em Foco na categoria Foto Única. Em agosto participou da mostra coletiva Mirares 2019 – Cultura da Paz, SP na Unibes Cultural. Foi premiado com a Medalha de Bronze no Paris Street Photography Awards 2019, na categoria fotografia de rua/urbana (road trip).




LA PRIMA DONNA - A PRESENÇA FEMININA NA ÓPERA: PERSONAGENS E INTÉRPRETES

Coordenação: Sergio Casoy

Datas e horários:

10, 12, 17, 19, 24 e 26/4 - 18h30 às 20h40

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

35 vagas

Público-alvo: interessados em ópera, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição: https://forms.gle/JTXzBpQar2WpWdmTA


Em seis encontros, o professor e pesquisador de música lírica Sergio Casoy aborda, com exemplos, os temas: a presença feminina nas primeiras óperas, protagonistas em Monteverdi; origem e significado da expressão "la prima donna"; rivalidades históricas entre sopranos famosos, a prima donna em papéis masculinos; extensão vocal das cantoras; o contralto prima donna em Vivaldi e em Rossini; o mezzo soprano na Itália e na França; o canto de coloratura no período barroco e no romantismo; e grandes personagens de Verdi e de Puccini para soprano prima donna.


Sergio Casoy é professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e "Ópera e outros cantares”. Apresentador do programa "Bravo", da Rádio Cultura FM (SP).




WORKSHOP: ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E NEGÓCIOS CRIATIVOS

Coordenação: Júnior Cecon

Data e horário:

Turma A: Dias 4, 6, 11 e 13/4 - 14h às 16h

Turma B: Dias 17, 19, 24 e 26/4 - 14h às 16h

Inscrições: 6/3 até o preenchimento das vagas

50 vagas

Público-alvo: Agentes Culturais; programadores artísticos; grupos e Cia de arte e cultura; gestores de cultura e artistas em geral, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição:

Turma A: https://forms.gle/mab66AYb49ZmDo9d7

Turma B: https://forms.gle/jkfTvMXXaF3pFyAm9


O workshop tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos culturais e negócios criativos, alinhados ao seu fazer já em prática. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural e impulsionar o seu negócio criativo partindo de suas experiências individuais e em conformidade às leis e programas de incentivo à cultura.


Júnior Cecon é formado em Administração com especialização em Gestão Cultural, desde 1996 atua no setor cultural, onde desenvolve atividades como idealizador, produtor, coordenador e diretor executivo para projetos culturais na área das artes cênicas, nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Bahia. Também atua na área de formação tendo desenvolvido trabalhos junto ao Programa de Capacitação em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos - MinC/SENAC-DF e do Programa de Capacitação de Gestores Culturais do Centro-Oeste MinC/UnB, além de ministrar oficinas de Produção Cultural.



Confira todos os vídeos de formações culturais gravados, os quais podem ser assistidos a qualquer momento no canal: 
youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Quaisquer dúvidas, entrar em contato pelo email  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Programa de Formação para o Interior