Secretário de Cultura reúne-se com membros de movimentos folclóricos

Imprimir PDF
 
 

Objetivo da Secretaria de Cultura é valorizar movimentos, com repasse de verbas e mais oportunidades para os grupos no calendário de eventos da cidade

 

O secretário de Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, José Luiz Freire de Almeida, reúne-se nesta quarta-feira (04/03), às 18 horas, no Ciarte (Rua Dr. Ricardo Vilela, 69, Centro) com representantes das congadas e marujadas do município. Segundo o secretário, o objetivo é valorizar esses movimentos, com repasse de verbas e mais oportunidades para eles dentro do calendário de eventos da cidade.

“Vamos fazer com que eles se organizem em associações, o que facilitará a captação de recursos, não só da Prefeitura, como também dos governos Estadual e Federal”, explica o secretário. “Também vamos aumentar as oportunidades para que eles mostrem seu trabalho. Hoje são pouquíssimos os eventos em Mogi que abrem espaço para esses movimentos”. Atualmente, há sete grupos folclóricos, entre congadas e moçambiques, em Mogi das Cruzes, que envolvem cerca de 300 pessoas no total.

Outra proposta da Prefeitura é a criação de oficinas de percussão, instrumentos musicais e adereços em diversos bairros do município. Com isso, a expectativa é fomentar o interesse de quem ainda não é familiarizado com o tema para que novas e velhas gerações possam participar ativamente dessas tradicionais manifestações folclóricas e culturais.

Essas questões foram levadas pelo secretário José Luiz ao secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, em visita realizada em fevereiro. A solicitação foi para que esse tipo de manifestação fosse beneficiado com a instalação de projeto do Governo Federal que busca a promoção da cultura brasileira em suas diversas expressões e formas.

Seguimento

O encontro desta quarta é fruto de uma reunião anterior, realizada no dia 11 de fevereiro, quando representantes desses movimentos explicaram ao secretário suas reivindicações.

“Atualmente, só o amor que temos pelo que fazemos nos segura. Precisamos de mais apoio, e o secretário foi muito disponível. Estamos confiantes em uma melhora”, afirmou na ocasião Geraldo José da Silva, o Dico, da Congada e Marujada Nossa Senhora do Gonzaga. “Levamos o nome de Mogi das Cruzes a dezenas de outras cidades do estado, com muito orgulho”, finaliza.

“O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli está atento a todos os movimentos culturais de Mogi das Cruzes, não só àqueles presentes no centro. Esses movimentos folclóricos afro-brasileiros ficaram relegados ao segundo plano durante muito tempo e merecem mais atenção da comunidade cultural mogiana”, finaliza o secretário José Luiz. (LRR)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi