Espetáculo vencedor do Festival de Teatro Estudantil será apresentado nesta quinta-feira

Imprimir PDF

O espetáculo "O Auto da Compadecida", do Grupo Protuberância de Teatro, da Etec Presidente Vargas, foi o vencedor do Festemc e será apresentado ao público nesta quinta-feira

Às 20 horas desta quinta-feira (29/09) o público mogiano poderá conferir, no Theatro Vasques, a apresentação da peça vencedora do 1º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes – o Festemc. O evento teve a cerimônia de premiação e encerramento no último sábado (20/09) e a montagem selecionada pelo corpo de jurados como a melhor do festival foi “O Auto da Compadecida”, do Grupo Protuberância de Teatro, da Etec Presidente Vargas.

O grupo de alunos apresentou a peça ao público na última quinta-feira, às 10 horas. A montagem, do consagrado autor Ariano Suassuna, procura “desguetificar” a realidade dos sertões e valorizar a cultura nacional, com traços religiosos e morais do sertanejo e também personagens únicas, como João Grilo e Chicó. Acima de tudo, vem sempre o amor pela Compadecida, que simboliza a pátria brasileira.

“Todas as peças vieram com excelente qualidade técnica e estética, o que dificultou bastante a escolha da vencedora”, declara o ator e diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Michael Meyson, que participou diretamente da organização, além de ter atuado como jurado do Festemc. Ao seu lado, no julgamento dos espetáculos, estiveram Priscila Nicoliche e Lucas Ponzani, ambos atores profissionais.

A peça de Suassuna foi apresentada também por um outro grupo de alunos – O Grupo Artes Cênicas, do colégio Brasilis, que ficou em terceiro lugar na classificação geral e levou o prêmio de melhor iluminação. O espetáculo vice-campeão do Festemc foi “A Floresta do Raio Vermelho”, interpretada pelo Grupo Curumins, da Escola Estadual Dr. Washington Luís, que venceu ainda com melhor maquiagem e melhor figurino.

Os jurados do Festemc também avaliaram e premiaram os grupos teatrais e seus respectivos espetáculos em categorias como sonoplastia, cenário, direção, texto original, melhores atores e atrizes. 

“Acredito que o Festival cumpriu o seu papel, que é o de estimular as produções teatrais e o fazer artístico dentro das escolas. Ficamos agradavelmente surpresos com a qualidade das produções e o comprometimento dos alunos. Isso é muito importante para o segmento teatral, pois resgata o conceito do teatro que nasce dentro das escolas, revelando talentos e formando público”, acrescenta Meyson. 

A recomendação para quem quiser conferir a apresentação desta quinta-feira é chegar ao Theatro Vasques com uma hora de antecedência, para fazer a retirada dos ingressos. A entrada é gratuita. 

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)


Preamidos do 1º Festemc

Melhor Sonoplastia 
Grupo Portes, “A Velhinha Maluquete”

Melhor Iluminação 
Grupo Artes Cênicas Brasilis, “O Auto da Compadecida”

Melhor Maquiagem 
Grupo Curumins, “A Floresta do Raio Vermelho”

Melhor Cenário 
Grupo Protuberância de Teatro, “O Auto da Compadecida”

Melhor Figurino 
Grupo Curumins, “A Floresta do Raio Vermelho”

Melhor Direção 
Grupo de Artes Cênicas Brasilis, “O Auto da Compadecida”

Texto Original 
Grupo de Teatro Metamorfose, “Isadora”

Melhor Ator Coadjuvante 
Luiz Antônio Rezende (O Auto da Compadecida, Grupo de Artes Cênicas Brasilis)

Melhor Atriz Coadjuvante 
Júlia Helena Panegassi (O Auto da Compadecida, Grupo de Artes Cênicas Brasilis)

Melhor Ator 
Tales Linicker Silva (Os Deslocados, Grupo Parada Artística – Instituto Federal Fluminense, Itaperuna, RJ)

Melhor Atriz 
Letícia Ponciano (O Auto da Compadecida, Grupo Protuberância de Teatro, Etec Presidente Vargas)

Troféu Aposta 2014 
Arthur Leite (Homens Libertem-se, Grupo Ouvir Ver, Escola Estadual Américo Sugai)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi