Vencedores do 2º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes são revelados

Imprimir PDF

O evento teve como objetivo estimular o fazer artístico e as manifestações culturais dentro das escolas

Neste último final de semana, o público mogiano pôde conferir a cerimônia de premiação e encerramento do 2º Festival de Teatro Estudantil de Mogi das Cruzes – Festemc. O evento, que tem por objetivo estimular o fazer artístico e as manifestações culturais dentro das escolas, premiou “Sônia”, do grupo Teatro JN, da cidade de São Vicente, como o melhor espetáculo. Em segundo e terceiro lugar ficaram “Revolução na América do Sul”, do Grupo Protuberância de Teatro (Etec Presidente Vargas) e “Filosofia da Revolução”, do Grupo de Teatro Canalhas (Escola Estadual Isabel Ferreira da Silva), ambas de Mogi das Cruzes.

“Sônia”, o espetáculo vencedor, foi apresentado logo nos primeiros dias do Festemc e contou a história de uma adolescente de 15 anos que, mesmo morta, monta o quebra-cabeça de suas memórias e reconstrói os acontecimentos de sua vida. Ela procura a si própria e nesta busca, reinventa cada personagem que passou por sua vida. Reinventa, inclusive, Sônia, que é vivida por vários fragmentos de si própria. A montagem vencedora foi interpretada pelos jovens da Escola Estadual Prof. José Nigro, da cidade de São Vicente e tem direção de Igor Ferreira.

Já “Revolução na América do Sul”, espetáculo que ficou em segundo lugar, foi interpretado pelo Grupo Protuberância de Teatro, formado por jovens da Etec Presidente Vargas – no ano passado eles levaram o título de melhor espetáculo. A peça mostrou um retrato do proletariado brasileiro, na pessoa de Zé da Silva, que batalha para prover a sua família e a si mesmo. No meio do caminho, Zé se depara com pessoas gananciosas e corruptas e uma economia cada vez mais enfraquecida. A montagem tem texto de Augusto Boal e direção de Pedro Leonardo Melo Bonomo.

“Filosofia da Revolução”, espetáculo que ficou com a terceira colocação, é encenado pelo Grupo de Teatro Canalhas, formado por alunos da Escola Estadual Isabel Ferreira da Silva. Ele foi apresentado na última quinta-feira (24/09) e tem no enredo um grupo de adolescentes que passa pela maior revolução de suas vidas – amadurecer. O espetáculo tem texto de Marcelo Romagnoli e direção de Diego Pedro de Faria.

O Festemc também premiou seus participantes em 13 outras categorias (veja abaixo). Foram 18 espetáculos participantes, sendo duas participações especiais e 16 concorrentes – 10 de Mogi das Cruzes e 8 de outras localidades. Estiveram representadas as cidades de Mogi das Cruzes, São Vicente, São Paulo, Cunha, Sorocaba e Itaperuna (RJ). Ao longo dos 17 dias em que foi realizado, o Festemc reuniu público aproximado de 3 mil pessoas. (LMS)


Premiação

Melhor Sonoplastia
Grupo Canalhas - FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO

Melhor Iluminação
Teatro JN - SÔNIA

Melhor Maquiagem
TWL-Ousadia - A EXCEÇÃO E A REGRA

Melhor Cenário
Teatro JN - SÔNIA

Melhor Figurino
Teatro JN - SÔNIA

Melhor Direção
Igor Ferreira - SÔNIA

Melhor Texto Original
Marcelo Romagnoli - FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO

Melhor Ator
Matheus Lima - SÔNIA

Melhor Atriz
Alyce Luna - A EXCEÇÃO E A REGRA

Melhor Ator Coadjuvante
Luis Gustavo Coroni - A EXCEÇÃO E A REGRA

Melhor Atriz Coadjuvante
Júlia Moraes - A BRUXINHA QUE ERA BOA

Troféu Aposta
Pedro Bonomo - REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL

Troféu Jubileu de Ouro
TWL-Ousadia - A EXCEÇÃO E A REGRA

1º Melhor Espetáculo
Teatro JN - SÔNIA

2º Melhor Espetáculo
Grupo Protuberância - REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL

3º Melhor espetáculo
Grupo Canalhas - FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi