Novo ciclo de fóruns setoriais deve nortear as futuras ações culturais do município

Imprimir PDF

Novo ciclo de fóruns setoriais deve nortear as futuras ações culturais do município
Entre 19 de outubro e 10 de novembro, a Secretaria de Cultura promoverá mais 11 fóruns setoriais, para avaliar o que já foi feito e planejar o futuro das políticas culturais

A Secretaria Municipal de Cultura dará início, a partir do dia 19 deste mês, a mais um ciclo de fóruns setoriais, por meio do programa Diálogo Aberto. O objetivo desta agenda, que acontecerá em diversos espaços culturais do município, é ouvir as demandas de cada segmento cultural, pontuar aquilo que já foi atendido, mas, principalmente, coletar propostas para a elaboração de um documento, que deve nortear as práticas e políticas culturais a serem adotadas em Mogi das Cruzes pelos próximos anos.

"Conseguimos atender a uma série de demandas provenientes dos fóruns setoriais que já realizamos. Como exemplo, temos a Casa do Hip Hop, o Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), a Pinacoteca e o próprio Centro Cultural. Mas, visando a continuidade do processo de construção de políticas públicas com a participação da sociedade civil, a Secretaria de Cultura realizará, por meio do programa Diálogo Aberto, mais uma sequencia de fóruns setoriais", destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Além de temas específicos de cada segmento cultural, a Secretaria de Cultura quer ouvir dos participantes, por exemplo, como deverá ser a destinação de recursos do Programa de Fomento de Arte e Cultura de Mogi das Cruzes. O projeto de lei para a criação do PROFAC está tramitando na Câmara Municipal e a expectativa é que o documento seja aprovado até o final deste ano. Uma vez criada, a legislação vai possibilitar a destinação de recursos da dotação orçamentária da Secretaria de Cultura ao fomento e apoio a projetos e territórios culturais.

Na prática, a Secretaria de Cultura abrirá editais de chamamento e os aprovados serão contemplados de forma direta com recursos municipais, por meio do PROFAC. O que precisa ser definido agora, de forma aberta e democrática ao longo deste novo ciclo de fóruns, é qual segmento cultural deve ser contemplado pelo primeiro edital. A expectativa é que ele seja publicado até abril de 2017.

Serão consultados ao longo deste novo ciclo do Diálogo Aberto os segmentos da dança, arte popular (marujada, congada, moçambique), artesanato, literatura, artes plásticas, cinema, teatro, fotografia, música, patrimônio histórico e hip hop. São 11 fóruns no total, que vão se estender até a primeira quinzena de novembro, em espaços como o Casarão do Carmo, o EMAM, a Pinacoteca, a Casa do Hip Hop e o Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

O programa Diálogo Aberto já vem sendo executado pela Secretaria de Cultura desde o ano de 2013, período ao longo do qual contou com a participação de quase 9 mil pessoas. Além da participação presencial, a Secretaria de Cultura disponibiliza uma plataforma online, por meio da qual as pessoas podem interagir e mandar propostas. Ainda é possível utilizar esta ferramenta, por exemplo, para enviar sugestões acerca da elaboração do Plano Municipal de Cultura, outro importante documento que nascerá a partir da construção coletiva. (LMS)

Programação Diálogo Aberto

19/10 (Quarta-feira) - 19h – Casarão do Carmo – Produtores/ Territórios Culturais
21/10 (Sexta-feira) – 10h – Casarão do Carmo – Dança
24/10 (Segunda-feira) – 18h – Casarão do Carmo – Artesanato
25/10 (Terça-feira), 19h – Casarão do Carmo – Literatura
26/10 (Quarta-feira) – 18h30 – Casarão do Carmo – Artes Plásticas
01/11 (Terça-feira) – 19h – Centro Cultural de Mogi das Cruzes – Cinema
04/11 (Sexta-feira) – 19h – Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) – Teatro
07/11 (Segunda-feira) – 19h – Pinacoteca – Fotografia
08/11 (Terça-feira) – 19h – Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) – Música
09/11 (Quarta-feira) – 19h – Casarão do Carmo – Patrimônio Histórico
10/11 (Quinta-feira) – 19h – Casa do Hip Hop – Hip Hop (Graffiti / Dança / DJ / Mc)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi