Mostra Artífices de Madeira – Mobiliário e Objetos abre neste domingo no Casarão do Chá

Imprimir PDF

 

Neste domingo (02/04), será aberta no Casarão do Chá a mostra Artífices de Madeira – Mobiliário e Objetos, uma coletânea de peças em madeira nobre, que podem servir de inspiração para os profissionais e também para os apreciadores de decoração, arquitetura, design, além de artistas e o público em geral. São móveis e objetos esculpidos e produzidos de forma 100% artesanal, o que confere características singulares a cada um deles.

Com curadoria de Dimitri Buriti, a mostra reúne peças dos expositores Morito Ebine, de Santo Antonio do Pinhal, Julia Krantz, de São Paulo e Fernando Mendes, do Rio de Janeiro. William e Wagner Manarim, Fernanda Barreto e Ricardo Graham também estarão presentes, como expositores convidados.

A mostra foi concebida a partir de visitas e encontros realizados no atelier do mentor Morito Ebine, que fica em Santo Antonio do Pinhal, no alto da Serra do Mantiqueira. No espaço, tudo é produzido a partir das técnicas originais para transformar a madeira: são utilizadas ferramentas manuais, como nas marcenarias tradicionais e as peças passam por um processo natural de secagem.

Dessas idas ao atelier, todos extraíram ideias, técnicas, conhecimentos, sugestões e críticas, que foram a base para a organização desta mostra.

Os organizadores acreditam ainda que há uma íntima ligação entre a mostra e o Casarão do Chá em si. Afinal, assim como os itens que serão colocados à exposição, o casarão foi erguido de forma totalmente artesanal, por um mestre-carpinteiro vindo do Japão, sem a utilização de sequer um prego – a edificação foi inteiramente concluída com encaixes complexos, elegante e duráveis em madeira.

Além disso, vale lembrar que o Casarão do Chá é o único exemplar da arquitetura japonesa no País tombado pelo patrimônio histórico e é também um raro exemplar da fase final da imigração japonesa no Brasil. Em virtude de seu valor cultural, arquitetônico e patrimonial, ele foi tombado em 1982 pelo Condephaat em 1986 pelo Iphan.

A mostra Artífices de Madeira – Mobiliário e Objetos tem entrada gratuita e pode ser visitada todos os domingos, até o dia 21 de maio, das 9h às 17h. O Casarão do Chá está situado na Estrada do Chá, caixa 05, no Cocuera. O melhor acesso ao local é pela Estrada Fujitaro Nagao, que interliga as rodovias Mogi-Salesópolis (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-98). Mais informações pelo telefone 4792-2164 ou e-mail acasaraodocha@gmail.com. Os interessados também buscar mais informações pelo site do Casarão do Chá. (Lívia de Sá)

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi