Tony Berchmans apresenta neste domingo concerto Cinepiano, com clássico de Chaplin

Imprimir PDF



Neste domingo (23/07), todo o público mogiano poderá conferir gratuitamente uma experiência audiovisual única. É o espetáculo Cinepiano, comandado pelo pianista Tony Berchmans, que está na programação do 9º Festival de Inverno Serra do Itapety e será apresentado às 17 horas, no Theatro Vasques. Ao piano e com estilo próprio, Berchmans vai interpretar o grande clássico “O Circo”, filme de Charles Chaplin, do ano de 1928.

O projeto Cinepiano toma como base os primórdios do cinema, quando os filmes não possuíam áudio e pianistas eram convidados para entreter a plateia durante a projeção de imagens. Berchmans, de certa forma, reassume este papel e improvisa uma trilha sonora, enquanto imagens da produção cinematográfica são projetadas a todo o público.

Em palco, a música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Trata-se, portanto, de uma performance que somente um artista com eficiência dramática e alto nível de qualidade musical consegue executar.

Para Berchmans, o projeto Cinepiano nasceu quando ele assistiu em 2008 a uma apresentação do pianista Bob Mitchell, então com 96 anos de idade, no Silent Movie Theater, em Los Angeles. Bob começou a tocar com doze anos de idade, em 1924, em pleno auge do chamado cinema mudo! Apesar da idade avançada, o lendário músico proporcionou um espetáculo inspirador ao acompanhar dois filmes com técnica e sensibilidade indescritíveis.

Inspirado pela experiência, dois anos depois Berchmans criou o projeto Cinepiano Tony Berchmans e, desde então, vem se apresentando em prestigiados e variados espaços culturais no Brasil, como MIS (Museu da Imagem e do Som/SP), Teatro Porto Seguro, várias unidades do SESC e SESI, em São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Itu, Uberlândia e Ribeirão Preto, entre muitas outras.

Nos últimos anos, o Cinepiano Tony Berchmans foi selecionado pelo Circuito Cultural Paulista, pelo Circuito SESI, participou das “Viradas Culturais” do Estado e do município de São Paulo, convidado da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e da Fundação Clóvis Salgado (BH).

Na Europa, o Cinepiano foi atração especial em vários eventos relevantes, como o NattJazz 2013 (tradicional festival de Jazz de Bergen, Noruega), em duas edições (2014 e 2016) do Transilvania International Film Festival (Maior festival de cinema da Romênia), no Wide Skies Film Festival (em Hexham, Inglaterra) e no Cinema Museum (Londres), entre outros.

 

Serviço:

Cinepiano Tony Berchmans

Chaplin "O Circo"

Dia: 23 de julho (domingo)

Horário: às 17 horas

Local: Theatro Vasques

Duração: 75 minutos

Recomendação: Livre

Gratuito

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi