Inscrições para o curso Reinados do Congo no Brasil podem ser feitas até este sábado

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura e a Coordenadoria Municipal de Turismo recebem até este sábado (05/05) inscrições de interessados em participar do projeto Reinados do Congo no Brasil. Trata-se de um curso, com carga horária de 18 horas, que vai abordar manifestações culturais e devocionais referentes à realeza africana existentes desde a era colonial.

O curso será oferecido ao longo de seis dias – 7 e 8, 14 e 15 e 21 e 22 de maio, sempre das 19h às 22h, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Havia inicialmente 40 vagas disponíveis e atualmente há 15 remanescentes.

As aulas serão comandadas por Silvio Antonio de Oliveira, que é presidente da Casa do Congado – Associação das Congadas, Moçambiques e Marujadas de Mogi das Cruzes e membro da Comissão Paulista de Folclore, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Capital, da Comissão Pró-Festa do Rosário da Penha e da Comissão Pró-Memória de Mogi das Cruzes.

Oliveira também é mestre do Grupo Kambaiá – Moçambique de São Benedito de São Paulo e atua como pesquisador na área de manifestações tradicionais brasileiras e na formação da identidade afrobrasileira no que se refere à história, dança e percussão.

Os interessados precisam ter mais de 18 anos e devem preencher formulário online, no qual devem ser inseridos dados pessoais e também algumas informações profissionais. O público-alvo é composto por professores, conselheiros de Cultura, bem como pessoas interessadas em arte popular e patrimônio histórico imaterial.

Preencha o formulário

A seleção está sendo feita com base na ordem de inscrição. O curso também se propõe a proporcionar a prática das relações entre as pessoas, a identidade e as sonoridades conservadas nestas manifestações culturais e de devoção.

Tendo como pressuposto que a música é um produto do contexto social e histórico dos seres humanos, o objetivo é aprofundar o sentir e o pensar música, por meio da análise de temas como gêneros musicais, ritmos e suas histórias.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde as aulas acontecerão, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barrros, 360, na área central da cidade. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi