Jornada do Patrimônio vai acontecer nos dias 15 e 16 de setembro em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF



Pelo segundo ano consecutivo, Mogi das Cruzes vai participar da programação da Jornada do Patrimônio, um evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, que tem por objetivo valorizar bens históricos preservados em municípios paulistas. “Uma Cidade, Muitas Mãos” é o tema desta edição, que acontecerá na cidade nos dias 15 e 16 de setembro.

A programação terá como palcos patrimônios históricos, arquitetônicos e turísticos de Mogi das Cruzes, como museus e igrejas. Ela reúne atividades variadas, todas com entrada gratuita. Para algumas delas, é preciso se inscrever previamente, por meio de formulário online. Os interessados já podem se cadastrar e a seleção será feita por odem de inscrição. Cada atividade tem 40 vagas,  não há restrições quanto à idade e uma mesma pessoa pode participar de mais de uma ação.

Inscreva-se

A jornada começará com a exposição “Arte Sacra em Mogi das Cruzes”, que será a partir das 9 horas do dia 15 de setembro, na Pinacoteca de Mogi das Cruzes (prédio-sede da Secretaria Municipal de Cultura). No mesmo dia, haverá mais três atividades, que requerem inscrições prévias.

São elas: a palestra “Mogi das Cruzes e suas lendas”, que é baseada no livro de Isaac Grinberg e acontecerá no Centro de cultura e Memória Expedicionários Mopgianos (Museu dos Expedicionários), a visita monitorada para conhecer as áreas de restauro das Igrejas do Carmo aprovadas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e a visita monitorada sobre arte tumular, que será no Cemitério São Salvador. Elas acontecerão às 11h, às 13h e às 15h, respectivamente.

Já no domingo, 16 de setembro, há seis eventos na programação, todos com participação livre. O primeiro deles, que se estenderá das 10h às 12h, é a conhecida cerimônia do chá, um patrimônio imaterial da cultura japonesa, que se carcacteriza por servir e beber o “matcha”, um chá verde pulverizado. A cerimônia acontecerá no Casarão do Chá, que é um patrimônio tombado da cidade de Mogi das Cruzes, construído no ano de 1942.

Quem quiser ir conferir a cerimônia no Casarão do Chá de bicicleta pode participar do passeio de bike, organizado pelo grupo Família de Ciclistas, que terá como destino o prédio no Cocuera, para acompanhar a cerimônia do chá. O passeio também será das 10h às 12h.

Outra manifestação típica da cultura japonesa será apresentada no domingo (16/09), às 11h, no Museu Taro Konno, no Parque Centenário da Imigração da Japonesa. Será uma apresentação de taikô, a mais conhecida expressão artística musical japonesa do mundo, originada há aproximadamente dois mil anos.

Os três demais eventos do domingo têm todos a música como foco. Ao meio-dia (16/09), o Casarão do Carmo será palco para uma apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Já às 16h, os alunos do Conservatório Musical de Mogi das Cruzes farão um recital no Museu dos Expedicionários. Às 18h, por fim, o coral do Carmo comandará um concerto, que vai acontecer na Igreja do Carmo.

Sobre a Jornada do Patrimônio

A Jornada do Patrimônio Paulista 2018 visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico dos municípios paulistas, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade.

Sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios, sendo Mogi das Cruzes um deles.

A Jornada tem como foco não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial – que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região. (Lívia de Sá)

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi