Mostra Primavera 60 mais celebra os 35 anos do Grupo Feminino de Artes Plásticas

Imprimir PDF



O Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebe, até o dia 30 deste mês, a Mostra Primavera 60 mais, uma edição especial do Salão da Primavera, que comemora os 35 anos de criação do Grupo Feminino de Artes Plásticas. A exposição conta com a participação de 29 artistas e tem visitação gratuita.

Criado em 1983 por cinco artistas da cidade, o Grupo Feminino de Artes Plásticas promove o Salão da Primavera há 25 anos, como forma de homenagear a estação das flores e difundir as artes plásticas no município. Ao longo desse tempo, grandes talentos foram descobertos e o salão se tornou algo esperado pelo público e artistas, já tendo reunido mais de 100 artistas em edições passadas.

A exposição começou de forma tímida, porém com o tempo foi ganhando apoiadores, participantes e público. Com isso, saiu de espaços particulares e, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, passou a ser levada a locais como o Casarão do Carmo, o hall da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e o Centro de Cidadania e Arte (Ciarte).

O grupo também promoveu outros salões e integrava ativamente a agenda cultural da cidade. Após o falecimento das artistas Ilda Veri Lopes, Wilma Ramos e Wanda Coelho Barbieri, as remanescentes Olga e AnaMarB acharam por bem interromper as atividades. Contudo, em uma inspiradora ideia de autoria do saudoso escritor Nelson Albissu, foi criado o Projeto Primavera 60 mais, que garantiu a retomada das atividades artísticas voltadas para pessoas com mais de 60 anos.

O valor do trabalho desempenhado por essas “senhoras das artes” foi tão significativo que, ao inaugurar o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, as artistas já falecidas foram homenaegadas , tornando-se patronas dos ambientes que compõem o espaço de cultura.

Assim nasceu a Sala Multiuso Wilma Ramos, que recebe diversas apresentações de teatro, música, dança para um público de até 150 pessoas por vez, o Espaço de Convivência Ilda Veri Lopes, que proporciona o entretenimento e lugar agradável para um bate-papo e a Galeria Wanda Coelho Barbieri, situada no piso térreo e palco para muitos encontros e mostras, que reforçam e revereciam as artes plásticas de Mogi das Cruzes.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde está aberta a mostra Primavera 60 Mais, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, Centro.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi