Centro Cultural recebe exposição Kaunas 1919 – 1939, com destaque para a arquitetura moderna

Imprimir PDF



O Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebe a partir desta quinta-feira (07/03) a exposição Kaunas 1919 – 1939: Capital Inspirada pelo Movimento Moderno. A mostra é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Consulado Geral da República da Lituânia e ficará em cartaz até o dia 20 de março.

A mostra reúne fotografias da arquitetura de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, do início do século XX, quando local ocupou um lugar importante no mapa da Europa e aproveitou a oportunidade para tornar-se um centro europeu e uma cidade de arquitetura modernista do período entre guerras.

Nesta época, surgiram personagens que serviram de exemplo a toda uma geração de arquitetos lituanos, e a atual escola de arquitetura lituana formou-se baseada nessa arquitetura. Kaunas conseguiu acumular um tesouro arquitetônico moderno em um território compacto, que pode competir com a arquitetura moderna do século XX da Cidade Branca de Tel Aviv, de Budapeste, de Weimar ou de outras grandes cidades europeias.

“A exposição é um mergulho histórico no movimento moderno que trouxe novos conceitos de design e inspirou mudanças em cidades como Kaunas, na Lituânia que se transformou em uma atração pela arquitetura marcante”, destacou o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Mogi das Cruzes será a segunda cidade a receber a exposição. Antes, a mostra estava em São Paulo, na Biblioteca Villa Lobos. A vinda para o município foi acertada em janeiro, durante uma reunião entre o prefeito Marcus Melo e a  cônsul-geral da Lituânia, Laura Tupe, realizada em São Paulo.

A cônsul foi uma das representantes de países europeus que estiveram em Mogi das Cruzes em novembro do ano passado. Na ocasião, 10 países da Comunidade Europeia estiveram no município e conheceram o potencial econômico da cidade. Após assistir a uma apresentação sobre a cidade, eles participaram de uma ampla programação no município, que incluiu visitas à Escola de Governo e Gestão, ao Cemforpe, a uma propriedade rural especializada no cultivo de cogumelos e ao Polo Digital de Mogi das Cruzes.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Suécia.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360 - Centro. A exposição poderá ser visitada das 9 às 18 horas. (Luiz Maritan)


 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi