6º Festival da Canção reúne grande público e premia vencedores no Theatro Vasques

Imprimir PDF

O compositor Marco Vilane, de São Paulo, foi o grande vencedor do 6º Festival da Canção de Mogi das Cruzes, que aconteceu neste último final de semana, no Theatro Vasques. O segundo lugar ficou com a mogiana Lívia Barros e a canção “Que Venha em Mim”. Já o Prêmio Prata da Casa, destinado à premiação de canções da cidade, foi para Valéria Custódio, com “Flores Pretas”. A premiação de melhor intérprete, por fim, foi para os cantores da cidade de Praia Grande, Jéssica Stephens e Carlos Gomes e a canção “Eu vi (Uma Canção de Amor Inteiro)”.

Esses foram os troféus distribuídos no último sábado (23/03), após apresentação das 15 canções selecionadas para o Festival da Canção. Mas, como já previsto, todos os selecionados foram premiados em dinheiro, no valor de R$ 1 mil, o que foi muito bem recebido pelos participantes e deve ser repetido nas próximas edições, conforme destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

“Queira ou não é um recurso que ajuda e estimula pessoas de outras cidades a virem até Mogi e se hospedarem por aqui. Como é um festival nacional, esse é um incentivo importante, que foi bastante elogiado e devemos manter para as próximas edições”, destacou.

Outro aspecto que deve ser repetido para a edição 2020 do Festival, ainda de acordo com Sartori, é o modelo de apresentação em voz e violão. “Todos que participaram acharam muito interessante, porque a instrumentação e a forma de apresentação ficam muito parecidas nesse modelo, o que facilitou o julgamento e a análise de cada composição”, acrescentou.

A bagagem e formação técnica do corpo de jurados, que foi trazido à cidade em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), também foram muito elogiadas por todos. “Tanto o show de abertura, com a cantora Ceumar, quanto os jurados, foram oferecidos pelo Sesc. E ter nomes de peso, de grandes compositores da música popular brasileira no corpo de jurados, como tivemos, dá muita credibilidade ao nosso festival”, acrescentou.

O dia de maior público, ainda de acordo com o secretário, foi o sábado, data das apresentações e também do julgamento e anúncio dos vencedores. O Theatro Vasques ficou lotado para acompanhar os resultados do festival, que já se consolidou na agenda de festivais da cidade e também tem destaque nos cenários estadual e nacional de festivais de músicas autorais.

O Festival da Canção tem por objetivo incentivar a música popular brasileira, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os artistas, os compositores e intérpretes da música, bem promover o intercâmbio artístico-cultural e revelar novos talentos. Ele é sempre realizado no primeiro trimestre de cada ano e atrai a atenção de músicos e compositores de todo o país.

Nessa última edição, foram 260 inscrições e 231 músicas enviadas de 55 cidades, pertencentes a 12 estados brasileiros. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi