Exposição “A Cultura Japonesa” segue em cartaz até 12 de dezembro

Imprimir PDF



O hall de Eventos do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe a exposição “A Cultura Japonesa”, em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa na cidade. A mostra ficará aberta ao público até 12 de dezembro e conta com a contribuição da comunidade nipo-brasileira.

“É uma honra receber na Prefeitura de Mogi das Cruzes a exposição que homenageia o povo japonês e seus descendentes que, há 100 anos, está na cidade contribuindo conosco. Mogi das Cruzes não seria a mesma sem a comunidade nipo-brasileira e essa celebração é mais do que merecida”, comentou o prefeito Marcus Melo, sobre a mostra cultural.

A exposição conta com aproximadamente 90 peças divididas em nove cenários, que representam a cultura japonesa. As peças retratam as histórias vividas pela comunidade nipo-brasileira, por meio de equipamentos de culinária, esculturas e roupas típicas.

No evento de abertura, o público poderá conferir a apresentação da tradicional cerimônia do chá e também a produção de ikebanas - termo japonês que significa “Flores Vivas”.

A mostra cultural conta com o apoio do Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes e tem por objetivo reverenciar e preservar a cultura japonesa. Outros apoiadores são a Associação dos Produtores Rurais do Cocuera, além da Província Carmelitana, Pro+Vida e da família Myazaki.

Imigração Japonesa

No início do século 20, o Japão estava sofrendo com o excesso de população e o Brasil precisava de pessoas para a mão-de-obra nos cafezais do oeste paulista. Graças a um acordo entre o governo brasileiro e japonês, no ano de 1908, saiu da cidade de Kobe, no Japão, o navio Kasato Maru, que desembarcou no porto de Santos em 18 de junho, 52 dias após o embarque.

Conhecedores de boas terras, os japoneses encontraram em Mogi das Cruzes, no ano de 1919, um meio de sobrevivência por meio da agricultura. Deste então, os japoneses e seus descendentes se instalaram em definitivo em território mogiano, fazendo da agricultura seu maior meio de lucro e sobrevivência e disseminando elementos da cultura japonês, que atualmente estão totalmente incorporados à identidade do município. (Erik Marçal)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi