Mogi das Cruzes completará 460 anos na próxima terça-feira

Imprimir PDF



Na próxima terça-feira (01/09), Mogi das Cruzes completará 460 anos. Em função da pandemia da Covid-19 e as orientações no sentido de evitar aglomerações, o município não realizará a tradicional Expo Mogi, festividade que costumava reunir milhares de pessoas durante três ou quatro dias, no espaço do Pró-Hiper. Ainda assim, serão promovidas algumas atrações, em sua maioria virtuais, em reverência à data.

Uma delas é a segunda etapa da Movi.Ar - Mostra Virtual: A Arte Não Esqueceu de Você, que será realizada a partir do mês de setembro, com artistas locais promovendo apresentações culturais em plataformas virtuais e lembrando do aniversário da cidade. Ao todo, a segunda etapa da Movi.Ar contempla 87 projetos e beneficia 136 artistas, que receberão R$ 163.200,00 de auxílio emergencial concedido pelo município.

A mostra já teve uma primeira etapa neste ano, tão logo foi decretada a quarentena, com o intuito de apoiar os trabalhadores locais que vivem de sua arte e também de oferecer lazer, entretenimento e acesso à cultura às pessoas que cumprem isolamento social.

Outra mostra virtual que começa a ocorrer em setembro e lembrará o aniversário da cidade é o Tour Virtual Mogi das Cruzes – Tour.Mogi, mostra virtual de trabalhos turísticos com acesso irrestrito e recomendação livre. Para esta ação, foram quatro projetos contemplados e seis profissionais atendidos, com recursos de R$ 7.200,00.

Todas as datas e horários referentes às lives e transmissões comemorativas serão informadas pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O desfile cívico-militar, outro tradicional evento da programação de aniversário da cidade, deixará de acontecer neste ano, em cumprimento às orientações das autoridades da área da Saúde. Porém a Secretaria Municipal de Educação planeja a realização de uma videoaula extra para alunos da rede municipal, que será divulgada no dia 1º de setembro, sobre a história e a cultura da cidade, reconhecendo e valorizando a cidade em seus 460 anos de fundação.

Celebrações religiosas também serão realizadas, em comemoração ao aniversário da cidade. No dia 1º de setembro, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini comandará uma missa na Catedral de Sant´Anna, das 9h às 10h. O espaço foi preparado conforme as orientações sanitárias, com separação e sinalização de bancos, de modo a receber um número limitado de pessoas, além da orientação para o uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel. A missa será transmitida pela página do Facebook da Catedral de Sant´Anna.

Também no dia 1º, das 19h30 às 20h30, o pastor Gilberto Alves de Paula comandará um culto em comemoração ao aniversário da cidade, na Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, no Mogilar. O templo também segue todas as diretrizes quanto à limitação do número de presentes, conforme progressão do Plano São Paulo e adota equipamentos e práticas de segurança e higienização.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi