Cultura promove programação especial para o período de férias

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura dará início, no dia 17 de janeiro, a uma programação especial, elaborada com o intuito de garantir entretenimento e atrações artísticas e culturais para todos os mogianos no período de férias escolares. O calendário inclui ações de teatro, dança, cinema, artes plásticas, patrimônio e a participação será sempre gratuita.

Uma delas é a abertura da Casa do Hip Hop para ensaios. Entre os dias 17 de janeiro e 25 de fevereiro, o espaço ficará a disposição de grupos e artistas que queiram ensaiar no local, respeitando o limite de 20 vagas por turma e os agendamentos serão feitos por meio de formulário virtual. A seleção se dará por ordem de inscrição. Inscreva-se

Outra atração, que acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro, é a oficina “Os Caminhos do Riso”, que será conduzida pelo artista Márcio Pial, na Casa do Hip Hop. Serão dois encontros de três horas de duração cada, em que os participantes aprenderão sobre estilos e técnicas cômicas, como a palhaçaria, esquetes, improvisação, stand up comedy, incluindo exercícios de criatividade e trabalhando também atuação física, ritmo, tempo cômico e expressão corporal. Serão 20 vagas para cada turma e poderão se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos. Inscreva-se

Já no período entre 18 e 21 de janeiro, crianças e jovens poderão participar da Oficina Básica de Teatro, que será conduzida pela atriz e bailarina Bruna Panegassi, no Theatro Vasques. Serão duas turmas com 20 vagas cada, sendo uma destinada a pessoas com idade entre sete e 10 anos e outra a pessoas com idade de 11 a 15 anos. A oficina vai oferecer jogos e improvisações teatrais. Inscreva-se

Outra ação que fará parte da programação especial de férias da Secretaria de Cultura é a exibição nas redes sociais oficiais da Secretaria de Cultura de conteúdo audiovisual que terá como tema o combate à intolerância religiosa. O material será disponibilizado de forma irrestrita a todos os interessados e a exibição acontecerá no dia 21 de janeiro, às 19 horas.

Quem quiser ter o primeiro contato com o universo da iluminação cênica também terá essa oportunidade, por meio de oficina, que será conduzida pelo músico e ator Michael Meyson, de 25 a 27 de janeiro, no Theatro Vasques. A ação é voltada para pessoas com idade a partir dos 15 anos e cada oficina terá três horas de duração. As turmas poderão ter até 30 pessoas cada. Inscreva-se

Da mesma forma, quem tem interesse em conhecer ou aprimorar técnicas de interpretação para o cinema e TV também terá essa chance, com oficina que será realizada no dia 29 de janeiro, às 14 horas, no Theatro Vasques. A ação é voltada para pessoas com idade a partir de 12 anos e a oficina terá quatro horas de duração. Inscreva-se

O projeto Noites de Mistério também faz parte da programação especial de férias da Secretaria Municipal de Cultura. Desenvolvida pelo Departamento de Patrimônio, a ação já caiu no gosto do público e terá edição especial, em que serão abordadas histórias do Cemitério São Salvador. O passeio acontecerá no dia 28 de janeiro, às 19 horas. A turma poderá ser composta por até 60 pessoas e serão abertas inscrições online.

Outra ação que foi incorporada ao calendário de férias é o Roteiro do Patrimônio, um trajeto guiado pelo Centro Histórico de Mogi das Cruzes, que proporciona aos participantes a experiência viva de interação com elementos que compõem a história da cidade. A ação acontecerá no dia 30 de janeiro, às 9 horas, com ponto de saída no Obelisco (marco zero) da Praça Coronel Benedicto de Almeida (em frente à Igreja Matriz). Pode ser formada turma com até 60 pessoas e haverá inscrições online.

Os amantes do cinema também poderão desfrutar de sessões gratuitas de filmes, que acontecerão na Sala Multiuso Wanda Coelho Barbieri, no primeiro andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, nos dias 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro, sempre a partir das 20 horas. As sessões seguirão temáticas específicas e a retirada de ingressos deve ser feita diretamente no dia, horário e local das sessões.

Outra atração será o lançamento, no dia 30 de janeiro, do documentário “Trajetória – Memória Ancestral”. Trata-se de uma produção audiovisual, que reuniu pessoas negras da cidade e seus relatos sobre trajetórias pessoais e profissionais, abordando temas como desafio, superação, racismo e memórias. É, portanto, uma coletânea de depoimentos, que visa mostrar a representatividade de cada um ali presente e também incitar debates sobre temas comuns a todos. A primeira exibição da obra está marcada para o dia 30 de janeiro, às 19 horas, no Theatro Vasques e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Theatro, no dia da atração.

Mais uma ação prevista na programação especial de janeiro consiste em visitas guiadas à exposição “Monumentos”, de Lúcio Bittencourt, que está montada no Parque Centenário. O artista receberá os interessados em duas visitas, que acontecerão nos dias 22 e 29 de janeiro, às 15 horas. Cada turma poderá ser composta por até 30 pessoas.

Fevereiro

A programação Cultura nas Férias 2022 também vai se estender para o mês de fevereiro. A primeira delas é um espetáculo teatral infantil, trazido em parceria com o Sesc Mogi das Cruzes, que será apresentado no dia 5 de fevereiro, às 16 horas, no Theatro Vasques. Intitulada “Cadê meu Herói?”, a história é uma releitura dos antigos romances de cavalaria e da tradicional história da donzela que é aprisionada na torre do castelo e aguarda um herói que a salvará. A peça é voltada para crianças com idade a partir dos seis anos e a retirada de ingressos deverá ser feita no próprio Theatro.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, acontecerá a oficina “A Figura do Palhaço”, uma atividade com dinâmicas práticas, jogos de integração de grupo, entrosamento, desinibição e improvisações cênicas, que visa colocar a arte do clown como um exercício de reconhecimento do mundo. A ação é voltada para jovens e adultos e será realizada na Casa do Hip Hop, a partir das 14h. Inscrições serão feitas antecipadamente e a turma poderá ter até 15 pessoas.

Também nos dias 9 e 10, será apresentado o espetáculo teatral “Quem Prospera Sempre Alcança”, que reúne quatro histórias, contadas pela Próspera Trupe de Teatro, que misturam música, texto e encenação com uma linguagem de circo-teatro que envolve a platéia em situações engraçadas sobre como alcançar os próprios objetivos. A peça será apresentada no Theatro Vasques, a partir das 20 horas.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, mais uma atividade infantil encerrará a programação Cultura nas Férias 2022. Bebês e crianças com idades entre um e quatro anos poderão utilizar o Espaço de Brincar do Sesc Mogi das Cruzes para uma atividade recreativa , em que terão a chance de explorar as sensações provocadas pelo uso de tintas e plástico bolha ao caminhar ou engatinhar por faixas de papel kraft. A ação também visa promover a interação entre as famílias participantes. Intitulada “Vivências para a Primeira Infância”, a atividade será realizada nos dois dias, às 11h e às 14h.

Os demais links para inscrição serão disponibilizados em breve pela Secretaria de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria, que é o 4798-6900.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi