Pinacoteca de Mogi das Cruzes recebe acervo de pinturas nacionais do Itaú Cultural

Imprimir PDF



A Pinacoteca Municipal de Mogi das Cruzes foi contemplada pelo Instituto Itaú Cultural com 58 obras de artistas nacionais na última semana. A Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes organizará uma mostra para apresentar ao público a coleção adquirida, em data a ser definida.

O Instituto Itaú Cultural promove a doação de obras de arte para museus de todo Brasil, a iniciativa teve início em 2013 e até o ano de 2019 foram doadas 3.381 obras.

Dentre as obras recebidas por Mogi estão títulos originais e réplicas autenticadas de artistas nacionais que irão enriquecer o acervo artístico da Pinacoteca, com destaque para os trabalhos de artistas como: Ademir Martins, Renina Katz, Cristina Parisi e Eduardo Iglesias, além dos italo-brasileiros Alfredo Volpi e Antonella Fortunato.

Volpi é considerado pela crítica como um dos artistas mais influentes da segunda geração do modernismo. Residiu por um período em Mogi das Cruzes e criou uma importante ligação afetiva com o município, que se tornou uma das referências para o artista. A obra recebida retrata um dos símbolos recorrentes do pintor, as bandeirinhas, inspiradas nas festividades características do  interior.

A Pinacoteca Municipal fica na  Rua Cel. Souza Franco, 993, no centro da cidade.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi