Expo “Arquivo Mogiano” reúne Chico Ornellas e Professor Zapille em homenagem a Mogi das Cruzes

Imprimir PDF

“Ser Mogiano É . . .” Com esta frase reticente, o jornalista Chico Ornellas inicia uma de suas colunas dominicais na qual relata momentos  e fala sobre personalidades singulares da Mogi das Cruzes de antigamente. Ornellas virou verbo: quando um grupo de amigos das antigas se reúne para contar histórias da cidade eles dizem que vão “ornellar”. “Ser Mogiano É. . .” é um dos temas da Expo “Arquivo Mogiano”, que contará ainda com a exibição de filmes que mostrará Mogi das Cruzes em décadas passadas.

Serão montados 25 painéis fotográficos com imagens do Arquivo Histórico da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mogi e textos evocados pela coluna de Ornellas que discorrem sobre locais e personalidades mogianas, em um perfeito sincronismo texto-imagem.

Nesta mesma exposição, serão exibidos filmes produzidos pelo professor Olimpio Zapille, que ao lado de sua esposa Dona Terezinha, registrou momentos marcantes do município, como o Desfile de Fanfarras de 1969 com as participações históricas do Instituto Washington Luis e Liceu Braz Cubas. São vários títulos com 8 a 10 minutos de projeção, alguns com baixa resolução por tratar-se de gravações originais realizadas há algumas décadas e em 8mm, mas nem por isso menos interessantes.

A abertura da Expo “Arquivo Mogiano” será no dia 28 de agosto às 19 horas no Ciarte que fica na Rua Ricardo Vilela, 69 – Centro. A exposição poderá ser visitada até o dia 20 de setembro de 2ª a 6ª das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 16h. “É uma ótima oportunidade para os jovens conhecerem histórias antigas da cidade através dos textos e das imagens”, disse o secretário de cultura José Luiz Freire de Almeida.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi