Espetáculo do Ballet Stagium reabre Theatro Vasques em comemoração aos 449 anos de Mogi

Imprimir PDF

Na semana que passou, a Prefeitura de Mogi das Cruzes proporcionou aos mogianos as mais variadas atrações esportivas, inaugurações de obras e shows musicais, tudo em comemoração aos 449 anos da cidade.

Mas, a festa ainda não acabou. Neste sábado (05/09) o Theatro Vasques será reinaugurado com um espetáculo de dança de uma das mais importantes companhias do país, o Ballet Stagium.

“Ballet Stagium Dança Chico Buarque”, tem coreografia de Décio Otero e direção teatral de Marika Gidali, com trilha sonora de Chico Buarque de Hollanda, além de composições de Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Francis Hime e Edu Lobo. “Aprendi a admirar Chico Buarque na época em que dançava na Europa. E, através de sua generosidade poética, dei asas a imaginações coreográficas. Sinto que minha imaginação levanta voo e, fechando os olhos, entrego-me emocionado aos “Pedros Pedreiros” e às “Rodas Vivas” do cotidiano”, conta o idealizador do projeto, Décio Otero.

A história se passa em um depósito de material cênico, com manequins, praticáveis e restos de cenários revelando que, no mundo do espetáculo, o maior mistério acontece nos bastidores do teatro, onde se misturam o orgulho, a vaidade, a sinceridade e a beleza dos artistas atuantes. Entre as músicas executadas estão “Valsinha”, “O que Será que Será”, “Morena de Angola”, “Trocando em Miúdos”, entre outras. O público poderá se deliciar, ainda, com a narração de um trecho do poema “E agora José?”, de Carlos Drummond de Andrade, gravado pelo ator Paulo Autran, falecido em 2007.

Reabertura

Após reforma, o Theatro Vasques será reaberto no mês do aniversário da cidade. Foram realizados serviços de pintura interna e externa, restauração do forro e telhado, portas e janelas. Também foram revistas as instalações elétricas, substituídos pisos, carpetes e poltronas danificadas. Estes são alguns dos muitos reparos realizados no prédio.

O Theatro Vasques será entregue à população e à classe artística no próximo sábado (05/09). Além da apresentação do Ballet Stagium, estão previstos os Festivais de Dança Conteporâneo e Mistura Fina, a partir de 09 de setembro, e Teatro Infantil e Tablado, em outubro. O Vasques abrigará também, espetáculos do Circuito Cultural Paulista, numa parceria do município com a Secretaria de Estado da Cultura.

“Reabrir o Theatro Vasques em condições de receber a produção artística da cidade e espetáculos de outros municípios. Esse é o nosso objetivo, que se concretizará no próximo sábado”, explica o secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida.

Localizado no Centro Histórico, o Theatro Vasques foi inaugurado em 1902 e fechado pelo Estado Novo na década de 30, tendo sido reaberto em 1948 para abrigar a Câmara Municipal. Em 1980 foi reformado e reinaugurado como Teatro Municipal “Paschoal Carlos Magno”.  Em 2002, passa por nova reforma e volta a chamar-se Theatro Vasques.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi