Aviso

Imprimir

Casarão do Chá

Casarão do Chá

Endereço: Estrada do Chá, cx 5, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710


O Casarão do Chá foi construído em 1942 pelo mestre-carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka, somente com encaixes de madeira,  sem o uso de pregos ou parafusos na edificação. A atividade inicial era uma fábrica de chá, porém a atividade foi oficialmente abandonada em 1968.

Em 1982, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) atendeu a um pedido protocolado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e oficializou o tombamento do Casarão do Chá. Em 1986 o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) fez o mesmo.

Em novembro de 1997 a Prefeitura fez a Concessão de Direito Real de Uso pelo período de 20 anos à Associação Casarão do Chá, conduzida pelo ceramista Akinori Nakatani, que assumiu a causa do restauro do Casarão. A entidade elaborou o projeto e passou a buscar recursos para executá-lo. A restauração terminou no final do mês de abril de 2014 e, desde então, está aberto à visitação, recebendo diversas atividades culturais aos domingos. (2020)

{gallery}equipamentos/casarao-cha{/gallery}


FEIRA DE CULTURA E LAZER

Todos os domingos a partir das 10h é realizada a Feira de Cultura e Lazer no espaço externo ao Casarão do Chá, com tendas de comidas típicas, artesanato e diversões. Traga sua família, convide os amigos e venha passar um dia repleto de atrações para todos.

FUNCIONAMENTO

Domingos das 9h às 17h
(Durante a semana é possível agendar visitas monitoradas)


Endereço: Estrada do Chá, cx 5 - acesso pela Estrada do Nagao (Fujitaro Nagao), Km 3 - Cocuera, Mogi das Cruzes/SP (veja aqui o mapa de como chegar)
Telefone: 11 4792-2164
Reservas e informações: www.casaraodocha.org.br