Aviso

Imprimir

Programação Cultural

Evento 

Título:
Curso "O Som em Cena", com Beto Strada
Quando:
19/03/18 - 22/03/18 18:00 - 22:00
Categoria:
Cinema

Local

Centro Cultural Mapa

Centro Cultural

Endereço: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330


Descrição

Curso O Som em Cena, com Beto Strada

Este curso de audiovisual com o renomado maestro, arranjador e compositor Beto Strada, já esteve em Mogi para uma curta oficina. Mas, agora, Beto Strada retorna para dividir ainda mais os seus conhecimentos com o público interessado em aprender sobre as técnicas do som nos vídeos.

Local: Centro Cultural - Sala Wilma Ramos (Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro)

Data: de 19 a 22 de março de 2018

Horário: das 18h às 22h horas

Vagas: 30

Faixa etária: a partir de 18 anos

Gratuito

Inscrição online: clique aqui

Cada participante deverá trazer seu notebook com um programa de edição de imagens e som instalado. (Sugestão: Sony Vegas)


PROGRAMA

Primeiro dia:

Aula teórica sobre a música de cinema, os compositores e suas técnicas, incluindo os musicais hollywoodianos. A partir de trechos de grandes filmes serão feitas análises sobre o trabalho de composição e as técnicas empregadas pelos grandes compositores, tendo como objetivo abrir a percepção auditiva à música como ferramenta na narrativa da cinematografia mundial.

Segundo dia:

Depois da aula sobre a música de cinema e seus compositores, os participantes passarão então a praticar a edição de música no cinema. Será entregue aos participantes um vídeo e músicas onde eles vão poder praticar o exercício de edição musical na sequência escolhida. O objetivo é dar a oportunidade de escolha da melhor música para as cenas do filme.

Terceiro dia:

A incrível linguagem dos ruídos e as dublagens: dramaturgia, captação dos ruídos, ambiente  de sala, além das edições de som. O mesmo vídeo escolhido para a edição de música será  projetado para que se possa trabalhar as dublagens  e a sessão de foley. Com todas as captações realizadas, a banda sonora estará quase pronta para as mixagens que acontecerão na  última aula. O objetivo desta atividade é mexer principalmente com a criatividade. Todas as captações que forem sendo realizadas passarão imediatamente a serem editadas na timeline que estará sendo projetada. Assim, os participantes vivenciarão a edição das dublagens e do foley.

Quarto dia:

Nessa quarta aula, o participante entrará na magia do sound designer. A banda sonora do vídeo citado acima, já com todos os ruídos e dublagens editados e sincronizados, passará a receber as trilhas editadas da segunda aula, separadamente, permitindo assim uma experiência única na criação de uma banda sonora em um filme.Todo o projeto realizado em sala de aula será passado para os participantes,  finalizando assim o curso “O Som em Cena”.


BETO STRADA

Beto Strada é compositor, maestro e arranjador com experiência vasta e diversificada. Já compôs mais de 40 trilhas sonoras para longas-metragens, já trabalhou com diretores de cinema como: Anselmo Duarte, Nelson Pereira dos Santos, Jesse Valadão, José Mojica Marins, Adriano Stuart, Adnor Pitanga, entre outros. Ele foi também compositor das trilhas sonoras dos filmes: O Cinderelo Trapalhão, Os Trapalhões na Guerra dos Planetas e O Rei e os Trapalhões.


Foto: reprodução / Facebook