Inaugurada em 24 de setembro de 2016, a Pinacoteca é o mais novo espaço cultural do município destinado à produção das artes visuais, de obras assinadas por artistas mogianos e convidados, em salas próprias e adequadas ao segmento.
O prédio onde está instalada, à Rua Cel Souza Franco, foi edificado em 1860 pelo construtor Veríssimo Afonso Fernandes e tem características de estilo neoclássico. O local sediou a Câmara Municipal até 1929. Após, abrigou a Escola Normal, o Ginásio do Estado, a Escola Técnica Industrial e, atualmente, é também sede da Secretaria Municipal de Cultura.
E para garantir 100% de acessibilidade no prédio, foi adquirida uma Cadeira Escalatória (equipamento italiano), que possibilita levar os cadeirantes até o 1º pavimento da Pinacoteca e Secretaria de Cultura.
A Pinacoteca tem 10 espaços expositivos internos e 1 espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. Cada sala recebe o nome de um artista que contribuiu para a formação artística da cidade. São eles:
Alcino Meireles Junior, Antonio Giollito Montechelli – Ferri, Antonio Wuo, Antonius Josefus Maria Van der Wiel, Darcy Fernandes Cruz, Heraldo Moraes, Idalicio Silva, Iris Piazza Fresato, Maria José Martins de Camargo e Susumu Aramaki.
O acervo é composto por 50 obras pertencentes à Prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o equipamento. Há, ainda, 80 obras na Reserva Técnica.
Para agendar visita de grupos de pessoas ou alunos, ligue 11 4725-3448.