Casarão do Chá terá vernissage Paris – São Paulo: Olhares Cruzados neste domingo

Imprimir PDF

Casarão do Chá terá vernissage Paris – São Paulo: Olhares Cruzados neste domingo

Ana Rafful é uma das curadoras da vernissage deste domingo, às 17h no Casarão do Chá, que marca a abertura de uma exposição na qual artistas brasileiros e franceses se encontram

Neste domingo (09/10), os apreciadores das artes plásticas poderão conferir, a partir das 17 horas no Casarão do Chá, a vernissage “Paris – São Paulo: Olhares Cruzados”. O evento marca a abertura de uma exposição que reúne obras assinadas por artistas brasileiros e franceses, com a meta de evidenciar as similaridades e discrepâncias, tal como um efetivo cruzamento de olhares, dos artistas dos dois países.

São, ao todo, 174 obras originais de técnica livre, que revelam visões e leituras particulares de cada artista sobre a paisagem, o espaço urbano e a comunidade das cidades de Paris e São Paulo. A vernissage, que tem na curadoria geral Ana Rafful e a parisiense Maion Bermaud, terá a presença de professores de arte, artistas profissionais e também amadores, além de contar com a participação de artistas da Académie de la Grande Chaumière, de Paris.

Os visitantes e convidados da vernissage poderão apreciar ainda duas telas especiais. Uma delas é cópia da pintura conhecida como Menina Órfã no Cemitério, de Eugène Delacroix, devidamente autenticada pelo Museu do Louvre, em Paris, e a outra é a aclamada tela Banhista de Valpinçon, de Jean-Auguste Dominique Ingres.

Participarão da exposição os artistas brasileiros Ana Rafful (aquarelista e ilustradora, co-autora do Livro Sketchers do Brasil), Tania Pessoa de Barros (artista Plástica), Miha Nakatani (artista plástica e ceramista), Eliana Bianco Alves (aquarelista), Fabiana Boiman (aquarelista), Antonio Dias (arquiteto, artista plástico, ilustrador, diagramador e co-autor do livro Sketchers do Brasil), Geraldo Soares (arquiteto e aquarelista), Jacqueline Low-Beer (arquiteta e aquarelista), Simon Taylor (arquiteto, ilustrador e co-autor do livro Sketchers do Brasil), Tereza Regina Cordido (arquiteta e artista plástica), Dalva Prado (artista plástica) e Paulo H. Vieira (artista plástico).

Já da França, os artistas participantes são Marion Bremaud (artista plástica e gravurista), Tula Moraes (artista plástica e fotógrafa), Marion Rivolier (artista plástica e cenógrafa), Brigitte Lannaud Levy (crítica literária e artista plástica), Mathieu Letellier (artista plástico e ilustrador), Beatrice Kluge (artista plástica), Hélène Leblanc (artista plástica), Catherine Hospitel (escultora, gravurista e professora na Académie de la Grande Chaumière, Jospef Greneville (pintor, gravurista e professor na Academia de la Grande Chaumière), Victoria Rouesse (pintora, Escola Superior de Belas Artes de Paris), Isabelle Cosbar Foster (ilustradora, pintora e professora de Artes Plásticas em Paris), Pierre Bremaud (desenhista de humor), SOSHI (pintor e desenhista) e Christiane Gagneur (escultora, desenhista do Atelier de Belas Artes de Paris).

Haverá ainda a participação de artistas performáticos, como Paulo Agusto Rios de Oliveira (diretor e organizador), os artistas co-criadores Tatiana Francisco (arquiteta) e Caio Cesar (filósofo) e o organizador, designer e arquiteto Celso Ledo Martins.

Após a exposição no Casarão do Chá, que se estende até o dia 20 de novembro, as obras serão reunidas e levadas para Paris, para a continuidade do projeto na França.

O Casarão do Chá fica na Estrada do Chá, cx 05, no Cocuera. O acesso é pela Estrada Fujitaro Nagao, km 03. Mais informações pelo telefone 4792-2164. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi