Artistas plásticos e artesãos também precisam se cadastrar no sistema da Cultura

Imprimir PDF


O programa Mogi Feita à Mão ocupa tradicionalmente a praça Oswaldo Cruz e é uma das iniciativas das quais só poderão participar os artistas devidamente cadastrados

Os artistas visuais (plásticos) e artesãos da cidade, que já participam ou gostariam de participar de programas como o Mogi Feita à Mão, Oficina Divineira e outras iniciativas pontuais do segmento, também precisam se cadastrar no sistema de Mapeamento e Cadastramento de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura, que está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura. 

Link para o cadastramento (disponível até 28 de fevereiro)

O cadastramento é feito de forma online, porém quem tiver dificuldades ou dúvidas, pode procurar a sede da Secretaria de Cultura de segunda a sexta-feira, no período das 8h30 às 14 horas e sanar dúvidas com um funcionário da Cultura, designado para prestar orientação e auxílio a este público. O cadastramento online foi aberto no dia 2 de janeiro e assim permanece até o dia 28 de fevereiro. 

O preenchimento é simples, porém, como explica a diretora de Fomento da Secretaria de Cultura, Teresa Christina Vaz, há alguns detalhes para os quais os artistas precisam ficar atentos. “No caso deste público em específico, de artistas plásticos e artesãos, sempre peço para que coloquem que atuam com cultura popular, pois isso facilita muito na hora de chamarmos esses artistas para os programas e eventos”, exemplifica.

Os primeiros eventos do calendário deste ano para este segmento artístico serão em março, com a celebração do Dia do Artesão e também o Dia Internacional da Mulher, cuja programação sempre inclui a realização de uma exposição de artes plásticas. Vale ressaltar que aqueles que não estiverem cadastrados não poderão participar de nenhuma iniciativa. Após o término deste período de cadastramento, um novo só deve ser aberto no mês de outubro. 

A feira Mogi Feita à Mão, por exemplo, é um programa permanente da Secretaria de Cultura, que se faz presente em diversos espaços do município. O mais tradicional é a praça Oswaldo Cruz, porém o programa já está incorporado à feira noturna do Mercado do Produtor, que acontece às sextas-feiras e é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e também ao Parque Centenário, que recebe membros do programa em uma média de duas vezes ao mês. Além disso, a ideia é ampliar a ocupação da feira, levando-a para outros espaços públicos do município.

Há outros projetos emblemáticos destinados a este público e dos quais só poderão participar os artistas que estiverem devidamente cadastrados, como a Oficina Divineira, que está ligada à Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes e também a feira de artes, flores e artesanato, que é montada anualmente durante as festividades de comemoração do aniversário de Mogi das Cruzes. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. A Secretaria de Cultura atende na rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi