Encerramento do Festival de Verão terá espetáculo infantil e grupos da Orquestra Sinfônica

Imprimir PDF

Encerramento do Festival de Verão terá espetáculo infantil e grupos da Orquestra Sinfônica
O Quarteto de Cordas e Quinteto de Metais, dois grupos do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, farão a apresentação de encerramento do Festival de Verão

Neste domingo (29/01), acontecerá o encerramento das apresentações do 4º Festival de Verão de Mogi das Cruzes. Além de um espetáculo de teatro infantil, que será apresentado de manhã, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, o público poderá acompanhar, no início da noite, a primeira apresentação pública de 2017 do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. A programação do festival, que é totalmente gratuita, continua com as mostras de artes visuais, que serão mantidas ao longo do mês de fevereiro.

Leia mais sobre as mostras

Veja a programação completa

Na agenda do domingo de manhã, está o lançamento do projeto “O Pequeno Princípe”, da Tearts Produções Artísticas. A montagem, como explica a diretora Jamili Miguel, é uma “adaptação da adaptação” já que a Tearts já havia feito outra adaptação a partir do clássico personagem da obra de Antine de Saint-Exupéry. O objetivo, desta vez, é resgatar valores que se perderam ao longo dos anos, reforçando a mensagem de que cada um precisa fazer a sua parte e também buscando resgatar o interesse dos mais jovens pelo teatro. 

As personagens da montagem são um mestre, a mãe terra, o urubu e o aviador - este último é o que simboliza o Pequeno Príncipe. “É um projeto todo pedagógico, que pode ser utilizado pelo professor como ferramenta em sala de aula. A intenção da Tearts é seguir na luta para trazer de volta o público infantil ao teatro. E neste projeto em específico pretendemos lembrar a todos das pequenas ações do dia a dia, que fazem toda a diferença”, diz.

O espetáculo tem texto de João Pedro Miguel Moura e direção artística de Jamili Miguel e Eduardo Fonseca. Já no elenco estão Jamili Miguel, Eduardo Fonseca, Robert Mello e Aline Sampaio. O projeto da Tearts foi também um dos contemplados pelo edital de seleção do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) e teve a sua trilha gravada no equipamento municipal. A apresentação será a partir das 11 horas, no Centro Cultural.

Mais à noite, a partir das 19 horas, o Theatro Vasques vai receber a primeira apresentação do ano do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Subirão ao palco o Quarteto de Cordas e o Quinteto de Metais, que são grupos de câmara da Orquestra Sinfônica de Mogi. O repertório, como conta o maestro e diretor artístico do projeto, Lélis Gerson, será bastante eclético. 

“Tanto o Quarteto de Cordas quanto o Quinteto de Metais são grupos bem ecléticos, que têm no repertório desde música clássica até a popular. Eles tocam Händel e Pixinguinha, As Quatro Estações, de Vivaldi e também Carinhoso ou Tico-Tico no Fubá”, exemplifica o maestro, lembrando que os grupos tiveram a oportunidade de se apresentar diversas vezes no final de 2016 e que também gravaram juntos um CD, no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). “Estamos finalizando este trabalho agora e logo mais vamos marcar a data de lançamento”, acrescenta.

O projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes é um dos mais antigos e bem sucedidos projetos de formação musical da cidade. Ele foi fundado em 2003, é gerido atualmente pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Com o tempo, foi se desdobrando em diversos grupos, como a Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi, a Camerata de Cordas, o Quarteto de Cordas, Quinteto de Metais, a Banda Boigy e também a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sendo esta última o grupo mais maduro e profissional do projeto. Possui ainda os núcleos de cordas, sopro e percussão.

Ao longo dos anos, o projeto realizou concertos ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Guilherme Arantes, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Lô Borges, Elba Ramalho, Fábio Junior, Jorge Vercillo, grupo Palavra Cantada e, mais recentemente, com a dupla Victor e Leo, no concerto em comemoração ao aniversário de 456 anos de Mogi das Cruzes. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi