Grupo mogiano de grande sucesso na Internet lança seu primeiro longa metragem domingo

Imprimir PDF

Grupo mogiano de grande sucesso na Internet lança seu primeiro longa metragem domingo
Frenesi, do Friends Group Entertainment, faz uma releitura da lenda de Slenderman e foi filmado majoritariamente em uma reserva natural do distrito de Taiaçupeba

Neste domingo (13/11), às 17 horas, o público da cidade poderá conferir o pré-lançamento de um filme produzido por um grupo de jovens amantes da sétima arte, que tem feito grande sucesso na Internet, a partir do canal que criaram no Youtube. O nome do longa é Frenesi, a primeira grande produção do Friends Group Entertainment, já conhecido pela criação independente de curtas repletos de referências do universo geek, efeitos visuais e práticos. A exibição acontecerá no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e a classificação etária é de 16 anos. 

Diferentemente dos curtas, em que a comédia e a ironia estão quase sempre presentes, “Frenesi”, como descreve seu diretor, Felipe Guilherme Paixão, “é sério do começo ao fim”. Exatamente por isso, é grande a expectativa com relação à recepção do público. Fruto de cinco meses de filmagens – entre maio e outubro deste ano, o longa faz uma releitura da lenda de Slenderman para o Brasil. É do gênero suspense/terror, muito embora seu diretor acredite que ele está mais para o suspense/drama.

A lenda de Slenderman trata de supostas aparições de uma criatura, na forma de um homem esguio, sempre vestido com terno, em áreas de mata e floresta. Quando estende seus braços, que ganham formatos e tamanhos desumanos, ele hipnotiza as vítimas, que na sequencia desaparecem. Os avistamentos mais comuns, ainda segundo o credo popular, acontecem no Japão e na Noruega. A proposta do Friends Group Entertainment com “Frenesi” foi fazer uma releitura desta lenda, trazendo-a para o Brasil.

Em respeito às características originais da história, grande parte das filmagens foi feita em locais externos, mais especificamente em uma reserva natural do distrito de Taiaçupeba. “Ficamos bastante tempo ali gravando. Pegamos a lenda original e criamos uma nova espécie de mitologia, para que ela pudesse se passar no Brasil”, relata o corroteirista e diretor, Felipe Guilherme Paixão, que admite um gosto particular pelo gênero. “Tenho um carinho especial por esse tipo de gênero, que na minha opinião é mais um drama do que terror. Mas a ideia, claro, é colocar isso de forma que agrade a todos”, pontua.

O filme tem cinco dos nove membros do grupo no elenco. Além do próprio diretor, atuam nele Cinthya Nogueira, Dorival Martins, Anderson Queiroz e Rebeca Gonçalves. O roteiro é assinado por Felipe Guilherme Paixão e também Receba Gonçalves. Assim como tudo o que é produzido pelo Friends Group Entertainment, é também uma produção independente. 

A exibição terá início às 17 horas, na Sala Multiuso Wilma Ramos, que fica no primeiro andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A orientação para os interessados, contudo, é chegar com um pouco de antecedência, para garantir lugar. Buscando evitar atrasos, em especial de pessoas que não são de Mogi das Cruzes, o grupo convida o público para chegar às 16h30. Organizou, inclusive, um encontro na estação central de trem de Mogi das Cruzes, para aqueles que virão à cidade especialmente para acompanhar a pré-estreia. 

“Organizei um grupo no Facebook para as pessoas que vêm de fora. Temos muitos seguidores que não necessariamente são de Mogi das Cruzes, até porque a Internet é mundial. Tem até pessoas de outros países, como Portugal, Austrália e Estados Unidos”, enfatiza Paixão.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360, no Centro de Mogi das Cruzes. 

O Grupo

O Friends Group Entertainment surgiu em outubro de 2014, a partir da união de jovens apaixonados pelo cinema. Em dezembro daquele mesmo ano a trupe iniciou a produção de vídeos e, em janeiro de 2015 aconteceu a estreia no canal criado no Youtube. De lá para cá, a produção, bem como o próprio grupo, cresceu muito. Hoje já são nove integrantes, mais de 30 mil inscritos e mais de 435 mil visualizações no canal. 

“Depois de um ano, começamos a receber muitos pedidos de inscritos, que queriam ver um filme nosso. Foi aí que começamos a produzir o que se tornou o nosso primeiro longa-metragem, o Frenesi”, explica o diretor, que também cuida de toda a parte da edição das produções independentes, Felipe Guilherme Paixão. 

Em virtude do grande sucesso alcançado por meio do canal, o Friends Group Entertainment foi contemplado, em julho deste ano, com o prêmio NextUp. O concurso é uma realização do próprio Youtube e tem por objetivo estimular os usuários a criarem mais e melhores vídeos, criando assim cada vez mais engajamento com inscritos e os internautas de uma forma geral.

Além de um workshop intensivo do segmento audiovisual, o grupo mogiano recebeu também uma quantia em dinheiro – R$ 8 mil – que foi totalmente investida na compra de equipamentos, como filmadoras, monitores e itens para iluminação, visando dar mais qualidade às produções do grupo. 

Os integrantes do Friends Group Entertainment ainda não atuam profissionalmente com cinema. São todos jovens, na casa de seus 20 e poucos anos, em geral em início de carreira. Vontade não falta, contudo, para que eles tomem isso como profissão e sigam trilhando o caminho das artes. “Fazemos tudo no amadorismo ainda. Tanto que um trabalha com administração, outro com telemarketing e por aí vai. Mas ficamos muito felizes com o retorno que já estamos conseguindo a partir do nosso canal no Youtube e vamos ver se isso abre portas para que a gente possa passar a trabalhar efetivamente com cinema. É o sonho”, conclui Paixão.
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi