Programa de Educação Patrimonial recebe alunos da cidade e entidade de Poá

Imprimir PDF

Programa de Educação Patrimonial recebe alunos da cidade e entidade de Poá
Entidade de Poá fez visita monitorada a museus do Centro Histórico do município e também à Pinacoteca, pelo programa de Educação Patrimonial, que é desenvolvido desde 2013

O programa de Educação Patrimonial, que vem sendo desenvolvido desde 2013 pela Secretaria Municipal de Cultura, sempre com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso à história da cidade, contou recentemente com duas importantes visitas: uma escola da rede privada de Mogi das Cruzes e uma entidade da cidade de Poá fizeram visitas monitoradas a museus da cidade e participaram também de outras ações, como palestras. 

Nos dias 3 e 10 de novembro, alunos da Escola Alma Mater participaram da palestra “Cultura, Preservação, Museus, Inserção e Pertença”, que faz parte da oficina “Minha casa é um Museu”, ministrada pelo Departamento de Museus. A iniciativa se deu no Casarão do Carmo. Na sequencia, os mesmos estudantes fizeram visitas monitoradas aos museus Visconde de Mauá, Expedicionários, Guiomar Pinheiro Franco e também ao Museu de Arte Sacra, nas Igrejas do Carmo.

A ação, coordenada por três educadores da unidade de ensino, teve por objetivo não apenas ampliar o conhecimento dos alunos, como também, em atividade posteriormente desenvolvida na própria escola, refletir sobre os conceitos de memória, participação e história. Foram três classes contempladas pela propagação do conteúdo, num total de 60 alunos. Segundo os professores, a receptividade dos alunos foi positiva. 

A entidade Juventude Cívica Poaense – Jucip, foi outra que participou de visitas monitoradas. Criada em 2000 na vizinha cidade, a Jucip tem desde 2012 uma unidade em Mogi das Cruzes e centra suas ações na missão de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, por meio de ações educativas. Foram cinco grupos, em cinco dias diferentes, que visitaram os museus do Centro Histórico, bem como a recém-inaugurada Pinacoteca de Mogi das Cruzes

Foram recebidos, no total, cerca de 90 alunos, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a história e costumes da cidade em épocas passadas. As visitas são monitoradas com o objetivo de mostrar aos alunos a visão diferenciada que é viabilizada por esse tipo de visita. Ou seja, ao contemplar o acervo é possível resgatar em mente um pouco sobre os hábitos de outras épocas, pois cada item carrega em si uma carga cultural. 

Grupos interessados em agendar visitas monitoradas aos museus da cidade devem ligar para o 4725-3448. Já para agendar visitas à Pinacoteca de Mogi das Cruzes, o telefone para contato é o 4798-6900. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi