Mogi das Cruzes terá mais uma edição da Virada Cultural Paulista nos dias 20 e 21 de maio

Imprimir PDF



No final de semana dos dias 20 e 21 de maio, Mogi das Cruzes vai receber a Virada Cultural Paulista. Esta será a décima edição consecutiva do evento na cidade e a 11ª edição no Estado como um todo. A Secretaria de Estado da Cultura já confirmou as atrações musicais que vão se apresentar na cidade e a programação, como acontece em todos os anos, foi complementada com apresentações de artistas locais, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

Serão, ao todo, 44 atrações, sendo 14 enviadas pelo Governo do Estado e 30 comandadas por artistas locais. A política de fomento à produção cultural local, portanto, será novamente premissa nesta edição da Virada Cultural. A Secretaria de Cultura também priorizou o revezamento entre artistas locais, dando oportunidade àqueles que ainda não tinham se apresentado ou então que há muitas edições não subiam ao palco.

A Virada Cultural em Mogi das Cruzes terá seis palcos neste ano: o palco externo, o Theatro Vasques, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, o Largo do Rosário, o Largo Bom Jesus e a Praça Flávio Furlan (Terminal Central). A localização do palco principal ainda será definida, conforme a disponibilidade do espaço, em função da competição de basquete que está em andamento.

Já os demais seguirão o modelo dos anos anteriores, aproveitando palcos internos já existentes, como é o caso do Theatro Vasques, Centro Cultural e, no caso do Largo Bom Jesus, fazendo uso do coreto. A montagem efetiva de palcos, portanto, acontecerá com o palco externo, o palco do rock, no Largo do Rosário e também a praça Flávio Furlan.

Oito das 14 atrações enviadas pelo Governo do Estado vão se apresentar no palco principal. Os destaques são Daniela Mercury, Arnaldo Antunes, Filipe Ret e Xaxado Novo. A abertura da Virada será comandada pela Cia. Brasileira de Danças, a partir das 18 horas no Theatro Vasques.

A programação local inclui nomes como Rui Ponciano, Déo Miranda, a Orquestra de Violas de Mogi das Cruzes, Sandra Vianna, Rodrigo Goes, Luciano Costa, a DJ Fabíola Sellan e também eventos já conhecidos na agenda cultural, como o Bust a Move e B2D, ambos do segmento hip hop.

A programação da Virada Cultural é inteiramente gratuita. Ela terá início às 18 horas do sábado (20/05) e se encerra com o show de Arnaldo Antunes, a partir das 18h30 do domingo (21/05). (Lívia de Sá)

Sobre a Virada

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, que investe na programação artística principal. Os municípios são correalizadores, ficando responsáveis pela montagem da infraestrutura de palco, som, segurança e limpeza, além de reforço à programação artística. Pela primeira vez, a Virada terá apoio do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei Rouanet. Além do SESC-SP, também apoia o evento o festival Risadaria, que contribui com a participação dos artistas de stand up comedy.

O evento é produzido pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

Criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Virada Cultural Paulista tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em cidades de médio e grande porte. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens: música, dança, circo, artes cênicas, arte para crianças, dentre outras.

 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi