Espetáculo do ProAC terá duas sessões gratuitas nesta sexta-feira na Praça Monsenhor Roque

Imprimir PDF

Espetáculo do ProAC terá duas sessões gratuitas nesta sexta-feira na Praça Monsenhor Roque
O espetáculo circense conta a história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra, que agora será chamada de lar

Nesta sexta-feira (21/10), o público mogiano poderá conferir gratuitamente mais um espetáculo trazido à cidade pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Governo do Estado de São Paulo. Concebida especialmente para apresentações em praça pública, a intervenção circense “Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos” será apresentada em duas sessões – uma às 10h e outra às 14h, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. 

A promessa é de um espetáculo divertido e repleto de elementos da cultura popular, como maracatu, coco, frevo e forró, ritmos tipicamente nordestinos, que dão o tom das performances circenses e de dança. Quem encena a produção é a Trupe Baião de 2, um grupo de circo contemporâneo, formado por Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, que vem se destacando pelo trabalho diferenciado que desenvolve. A temática nordestina é a grande característica da montagem, fazendo-se presente em toda a cenografia e figurino. 

“Retirantes: Malas, Sonhos e Mancebos” conta a história da chegada de um casal de retirantes nordestinos a uma nova terra, que agora será chamada de lar. Da arrumação do solo para firmar a casa, até a organização dos objetos que são cheios de histórias, o espetáculo se presta a mostrar a felicidade e a esperança dos retirantes com a nova terra. O clima de festa, aliás, também é marca da produção, que já se inicia com uma apresentação de maracatu. 

É também um espetáculo de circo, que traz à cena elementos de dança e de música,. Entre esses elementos, o público poderá ver números como a Percha de equilíbrio, modalidade pouco praticada no mundo, dado seu grau de dificuldade, além de acrobacia em dupla, perna de pau e malabares. 

A montagem tem duração de 45 minutos e a classificação é livre. A produção executiva é de Álvaro Rovares, a direção artística de Ronaldo Aguiar e a direção de produção e elaboração de Marcia Vilela. Cleuber Gonçalves é o figurinista da peça, que foi concebida pela própria Trupe Baião de 2 e Clóvis Vilela responde pelo som. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi