Cultura se reúne com artistas para apoiar a criação da Bienal de Mogi das Cruzes

Imprimir PDF


A Sala Multiuso Maestro Antonio Freire Mármora, onde foi construído o EMAM, será sede para a reunião com artistas que vai debater a criação da Bienal de Mogi das Cruzes

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura se reúne nesta quinta-feira (10/11), às 17 horas, com artistas da cidade, para discutir uma demanda levantada durante o ciclo de reuniões do programa Diálogo Aberto: realizar em 2017 a primeira edição da Bienal de Mogi das Cruzes. A iniciativa, que já foi alvo de tentativas no passado, porém sempre com um caráter regional ou até mesmo sediada em outras cidades, agora pode ser trazida para o município, com apoio da Cultura.

A proposta, logo, é focar os investimentos no município e trazer a Bienal para Mogi das Cruzes, o que não impediria a realização de uma edição regional, nem vetaria a participação de artistas de outras cidades. A ideia, pelo contrário, é contemplar dentro do evento ações, projetos e trabalhos de artistas de Mogi das Cruzes e também de outros municípios, como já é feito com outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, a exemplo o Salão de Artes, que recebe obras de todo o território nacional e até de outros países.

Caberá aos próprios artistas mobilizados em torno desse ideal projetar o evento, definindo em quais espaços ele ocorrerá, se será ao ar livre ou em espaços fechados, por quantos dias acontecerá e que tipo de trabalhos vai contemplar. O processo de criação do evento, logo, será de responsabilidade daqueles que desejam a sua realização, contando sempre com o apoio técnico e operacional da Secretaria de Cultura. 

Sobre uma breve concepção do evento, a diretora do Departamento de Fomento da Secretaria de Cultura, Teresa Christina Vaz, prevê que a Bienal poderia atender a diversos segmentos culturais. “A princípio a Bienal é mais voltada para as artes visuais, porém acreditamos que há espaço para tudo. E, além de contemplar trabalhos de arte tradicional, a tendência do evento é ter um forte olhar para a arte contemporânea, o que contemplaria performances e intervenções de outros segmentos. Mas tudo isso ainda será definido, começando por essa reunião de hoje”, destaca.

A reunião acontecerá nas dependências do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), no piso superior do prédio onde também está instalado o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos. O endereço é rua Coronel Souza Franco, 735, no Centro da Cidade. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi