Música, dança e literatura são as próximas atrações do 4º Festival de Verão de Mogi

Imprimir PDF

Música, dança e literatura são as próximas atrações do 4º Festival de Verão de Mogi
A arte, com ilustração de Amanda Esteves e design gráfico de Jotapê, é parte do convite para o lançamento do CD Caipirerê, de Paulo Henrique, neste sábado, às 20h, no Theatro Vasques

A partir desta sexta-feira (27/01), a programação do 4º Festival de Verão de Mogi das Cruzes retorna a todo vapor. Até o domingo (29/01), que é quando o festival será oficialmente encerrado, será possível conferir um espetáculo de dança, mais dois shows para o lançamento de CDs gravados no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), teatro infantil e também uma apresentação especial de núcleos da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Toda a programação é gratuita. 

Veja a programação completa

Nesta sexta-feira (27/01), já serão duas atrações, ambas às 20 horas. Uma delas é a apresentação do espetáculo “Dança-História: O Encontro de Gerações”, que é a mais nova produção da escola Fábrica de Artes, de Jundiapeba. A montagem, como conta o diretor-geral e artístico, Ítalo de Araújo Leal, foi feita especialmente para o Festival de Verão e vai reunir ao todo 40 bailarinos da escola, desde crianças até adultos. 

“O espetáculo foi uma composição dos alunos e professores da escola e conta um pouco sobre os períodos da vida, desde quando você nasce até quando você morre e todos os ciclos que se formam a partir disso. Começamos a montar a produção em novembro, assim que tivemos um contato da equipe da Secretaria de Cultura e finalizamos agora. É, portanto, nosso mais novo espetáculo, montado especialmente para o Festival de Verão”, conta. 

Já no Theatro Vasques, também às 20 horas, o público poderá conferir o lançamento do CD “Amaranto”, assinado pelo músico mogiano Daniel Dias. A obra, que foi gravada no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), reúne 12 composições e tem o encontro como tema principal. A maioria das canções é assinada por Dias, porém também existem parcerias – uma canção, por exemplo, tem coautoria da também artista e esposa do músico, Amanda Araújo e uma outra é assinada por Eva Rocha, outra artista da cidade. 

O projeto Amaranto existe há cerca de três anos e o show já foi apresentado em outros eventos da Secretaria de Cultura, como Festival da Canção e também em espaços culturais privados do município. Para o CD, contudo, Daniel adaptou canções e apostou numa vertente mais intimista. Para o lançamento, a apresentação contará não só com a música, como também com declamação de poesia e exposição de imagens, capturadas pelo próprio artista. 

Sábado (28/01)

A programação do Festival de Verão continua neste sábado (28/01), com mais duas atrações. A primeira delas, que acontecerá às 15 horas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, será uma leitura pública da obra “Saudade de Caqui”, assinada pela autora e ilustradora de livros infantis, Márcia Misawa Marcondes. O projeto recebeu em 2015 a bolsa de criação literária do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. Após a leitura, haverá roda de conversa, com o coletivo BabaYaga.

Já a noite do sábado será permeada por mais um lançamento de CD gravado no EMAM. É o projeto “Caipirerê”, do músico mogiano Paulo Henrique, mais conhecido como PH. O álbum reúne 11 faixas que, como o próprio artista define, foram sendo escritas ao longo de seus mais de 20 anos de carreira, em situações e períodos distintos, o que acaba tornando o álbum de certa forma autobiográfico. Todas, contudo, têm uma característica em comum, que é também a alma do projeto: o estilo brasileiro de raiz, quase primitivo. 

Durante a gravação e também no show de lançamento, PH estará acompanhado em palco por grupos que colaboraram diretamente para a sonoridade de suas canções, como um sexteto de sopros, um quarteto de cordas, além da banda Alexandre Vianna Trio. Já no que se refere aos vocais, uma novidade: este é o primeiro projeto em que Paulo Henrique efetivamente canta todas as suas canções. 

Como em toda atração que acontece no Theatro Vasques, a orientação para o público é chegar com uma hora de antecedência, para garantir lugar. 

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Já o Theatro Vasques fica na rua Dr. Corrêa, 515, também no Centro. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi