Aviso
  • There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/stories/equipamentos/vasques

Imprimir

Muve - Museu Virtual da Educação: 28/10/23

Evento 

  Título: Espetáculo "Cats, experimento sobre o musical", Fernanda Moretti

  Data: 28/10/23

  Horário: 20:00

  Segmento: Dança

  Ingresso: R$ 60,00 (inteira e na bilheteria) R$ 30,00 (antecipado e Meia-entrada)

  Recomendação: Livre

 


Local

Theatro VasquesMapa

Theatro Vasques

Endereço: Rua Dr. Corrêa, 515 - Largo do Carmo, Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-040

 


Descrição

Cats é uma obra de Andrew Lloyd Webber que teve sua estreia em Londres em 1981 e se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Lloyd musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos, onde Memory foi a música de maior sucesso. No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha apenas um deles para ir a um lugar melhor do que o que vivem. 

Trazemos ao público a montagem de um clássico musical pleno de simbolismos, ainda que a capacidade de abstração e leitura do simbólico expresso pela arte esteja se esvaindo na sociedade moderna. A presente proposta possibilita o exercício do olhar: lúdico, livre, brincante, criativo! Estética inusitada e história encantada, é alegria e alerta de uma arte possível para todas as idades, classes sociais e culturais.

1. Apresentação
Um dos principais musicais de produção da Broadway, sendo um dos primeiros a atingir sucesso internacional. Os musicais se tornaram a ópera do século XX, sendo uma produção que envolve todas as outras linguagens artísticas: literatura, música, canto, teatro, performance e vários estilos de dança! 

Cats é uma obra de Andrew Lloyd Webber que teve sua estreia em Londres em 1981 e se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Lloyd musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos, onde Memory foi a música de maior sucesso. No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha apenas um deles para ir a um lugar melhor do que o que vivem. 

Trazemos a público a montagem de um clássico musical pleno de simbolismos, ainda que a capacidade de abstração e leitura do simbólico expresso pela arte esteja se esvaindo na sociedade moderna. A presente proposta possibilita o exercício do olhar: lúdico, livre, brincante, criativo! Estética inusitada e história encantada, é alegria e alerta de uma arte possível para todas as idades, classes sociais e culturais.

Devaneios filosóficos à parte, os musicais são, sobretudo, um estudo profundo de técnicas das artes do corpo que resistem aos séculos e ainda dão suporte e estrutura aos mais enlouquecidos processos de criação através do movimento. Transporta-nos a um mundo de imagens fascinantes, repletas de magia e beleza. Como um conto de fadas, tem sua importância em personagens arquetípicos em suas jornadas de busca, de vida, de sonho.

A montagem de um teatro musical por uma Escola de Dança é de grande importância pois, ao mesmo tempo que gera espaço para atualizar e aproximar do público uma linguagem artística hoje muito restrita aos grandes teatros, expande vocabulário e conhecimento em troca de saberes, estilos e perfis artísticos. O elenco será formado tanto por alunos quanto por bailarinos e atores profissionais convidados.

Esta montagem de Cleiton Costa foi ao palco pela primeira vez em 2013. Agora, em 2023, exatamente dez anos depois, devido ao grande sucesso na época, produtora, escola e diretor retomam a este espetáculo para comemorar os 25 anos de Fernanda Moretti Arte do Movimento, coletivo cênico criado em Mogi das Cruzes pela artista Fernanda Moretti para unir artistas, artes, culturas e seres humanos! 

A parceria deste diretor com esta produtora fez surgir o Núcleo de Musicais, que depois da estreia em 2013 com Cats, produziu ainda, Uma Noite Nos Tempos da Brilhantina, Dançando na Chuva e, finalmente, um musical totalmente autoral e inédito que foi Jurema – Um a Lenda, Um Musical. Todos eles de grande sucesso de mídia e de público.

2. Justificativa
Por ter como foco principal a formação completa do artista na arte da dança, o espetáculo anual da Escola gera estímulo à criação e complementa a técnica adquirida em aulas através da experiência que somente a cena ao vivo pode dar.
Um musical torna este aprendizado ainda mais completo, tanto para quem apresenta como para quem assiste, uma vez que une à arte da dança (no balé clássico, contemporâneo, jazz, hip hop e sapateado) a interpretação teatral, a literatura dos contos, a música, o canto e as artes visuais em cenários e maquiagens performáticas.
A escolha do tema justifica-se por seu resgate a uma obra clássica do século XX de circulação internacional e por sua estética etérea de sonho e encantamento tão desprezados em tempos de massificação e pasteurização do fazer artístico. Gera oportunidade ao público de receber o que não está esgarçado pelas grandes mídias, mas que ao mesmo tempo foi distanciado economicamente de muitos por ser apresentada apenas em grandes, portanto caros, teatros.
O encanto e a poética dos musicais resgatam, ainda, o caráter lúdico e simbólico dos contos que representam, trazendo ao público um momento de profunda conexão com os labirintos mágicos que só a arte pode proporcionar! 

3. Objetivos
Trazer para a cidade um espetáculo de repercussão internacional;
Incentivar os artistas locais a produções de artes integradas;
Encontrar talentos mogianos para a arte do teatro musical;
Montar e encenar o musical Cats nos distritos da cidade e futuramente fora da cidade;
Qualificar artistas mogianos em formação;
Difundir a criação e produção de artistas mogianos estudantes;
Incentivar a formação de plateia para arte erudita e o teatro musical;
Realizar temporadas diversas em espaços da cidade e região, promovendo a circulação do bem cultural;
Promover a produção do teatro musical com a fusão de linguagens como a dança, balé, canto, teatro, literatura, música.

4. Público Alvo
A família mogiana e de todo Alto Tietê, desde crianças até idosos. Estimativa de público de lotação do Teatro Vasques nas duas sessões de estreia. A continuidade é certeira e portanto, também a ampliação de público.

5. Resultados Esperados
> Continuação em cartaz mesmo após o término do período de estreia previsto no projeto com apresentações em outros teatros e cidades vizinhas.
> Formação de novos profissionais, bailarinos estudantes que poderão continuar atuando na cidade ou estarão qualificados para seletivas de produções de maior escala.
>  Aproximação do público da arte tida como erudita
> Promoção das artes em Mogi das Cruzes com uma produção totalmente local sobre um clássico dos musicais holiwodianos.

6. Ficha Técnica
Direção Geral: Cleiton Costa 
Direção Teatral: Fernanda Moretti 
Coreografias e Figurino: Cleiton Costa, Fernanda Moretti, Ingrid Catarine, Anna Malta e Yasmin Martins
Edição de Som: Cleiton costa
Iluminação: Zezinho
Operação de som e técnica: Léo Zerra
Confecção: Fátima Ateliê
Fotografia, Filmagem e Vídeo: Makoto Nomura Foto e Vídeo Digital
Arte Final: Art Gêmeos Soluções Gráficas
Assistente de Produção: Carla Gonçalves
Secretaria e bilheteria: Paula Oliveira
Produção e Divulgação: Fernanda Moretti Arte do Movimento

7. Produtos
>Espetáculo: 01 apresentação e 01 reapresentação do espetáculo na cidade de Mogi das Cruzes  
>programas virtuais através de QR Code com detalhamento da produção  
> vídeo / fotos: Vídeo completo editado e fotos profissionais disponíveis no You Tube  





     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi