Museu Taro Konno retoma atendimento ao público em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF



Neste último domingo (30), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reabriu o Centro de Cultura e Memória Taro Konno, no Parque Centenário da Imigração Japonesa. Ao todo, foram cinco unidades culturais que retomaram o atendimento ao público desde o início do trabalho da atual gestão da Secult, em 2021. A entrega foi parte da agenda em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa (18 junho) como forma de celebrar a chegada da população nipônica que tanto contribuiu na construção do município.

O prefeito Caio Cunha participou da cerimônia e enfatizou a importância de mais um equipamento cultural reaberto para o acesso de todos os mogianos. "Estamos aqui comemorando a reabertura de mais um museu, este que homenageia a chegada dos imigrantes japoneses em nossa cidade, que tanto colaboraram e contribuem com o desenvolvimento de Mogi das Cruzes".

Com a renovação da exposição de longa duração, o equipamento que abriga um rico acervo - fruto da doação de famílias japonesas - apresenta objetos que contam a importância da presença dos imigrantes japoneses em Mogi das Cruzes e região, além da história da chegada deles no município. Esses imigrantes procuravam a cidade por ser um local de terras férteis e livre de doenças, propícias à agricultura familiar.

Para a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, entregar mais um museu para a população é motivo de alegria. "Nossa gestão segue comprometida em garantir a plena fruição da arte e da cultura em Mogi das Cruzes. Um dos passos importantes foi a reativação de cinco museus que estavam fechados ao público quando assumimos. Ainda temos muito trabalho pela frente para avançar na qualificação desses equipamentos culturais, mas mantemos firme o compromisso de garantir o acesso amplo ao patrimônio histórico e artístico da cidade, enquanto reunimos mais recursos para novas melhorias".

Foram reabertos ao longo da gestão o Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, a Pinacoteca Municipal de Mogi das Cruzes, o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco e, agora, o Museu Taro Konno. As unidades se encontravam fechadas ao público desde 2020.

As reaberturas seguem ainda as diretrizes estabelecidas para este ano, que priorizam a requalificação e modernização dos museus mogianos como parte dos compromissos da pasta com o patrimônio cultural local. A intenção é proporcionar uma melhor experiência cultural aos mogianos e turistas que visitam Mogi das Cruzes.

A unidade recebeu melhorias de estrutura, cobertura, esquadrias e pintura, além de revisão de calhas, implantação de acessibilidade, fechamento de alvenaria e salas, e reparos em geral. Além disso, recebeu equipamentos de audiovisual, que foram possibilitados por meio do programa Município de Interesse Turístico (MIT), do Governo do Estado de São Paulo.

O Centro de Cultura e Memória Taro Konno leva o nome do primeiro nissei a ser eleito vereador em Mogi das Cruzes. Taro Konno, chegou na cidade em 1922, ainda criança, acompanhando seus pais, imigrantes japoneses que virem no terceiro navio de imigração, em 1912, o Knagawa Maru, Sra. Natsu Konno e Sr. Ichiro Konno, e também seus irmãos, que se estabeleceram no atual distrito de Cocuera.

Com o atendimento ao público de quarta-feira a domingo, das 9 às 17 horas, o Centro de Cultura e Memória Taro Konno fica na av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº, em Cezar de Souza.

Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ação com entrada franca)

Centro de Cultura e Memória Taro Konno
Local: Parque Centenário da Imigração Japonesa (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº - Cezar de Souza)
Atendimento: de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

 


Página 1 de 245


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi