A Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Cultura lança na próxima terça (24/11) o projeto “As Sete Maravilhas de Mogi”. O evento faz parte das comemorações dos 450 anos da cidade e tem como proposta eleger os bens culturais que mais identificam a cidade.
O projeto terá três etapas: a primeira é a identificação e eleição dos bens culturais, a segunda é um concurso de fotografia e a terceira, a edição de um livro com as 50 melhores fotos que retratem as sete maravilhas selecionadas.
A escolha das maravilhas de Mogi será feita pelos próprios mogianos que votarão, em cédulas elaboradas pela equipe da Secretaria de Cultura, e irão depositar em urnas que serão colocadas em lugares estratégicos como, shopping, escolas, praças e outros locais onde haja grande circulação de pessoas.
Os mogianos deverão escolher, até março de 2010, o que melhor represente as belezas da cidade, entre patrimônio histórico, arquitetônico ou artístico, bens naturais, manifestações culturais, personalidades, obras e outros itens, o que tornará legítimas as sete maravilhas destacadas pelos próprios habitantes. Todos que votarem participarão de sorteio de prêmios, dentre eles, viagem, jantar a luz de velas e máquina fotográfica.
Após a apuração dos votos, será lançado o concurso de fotografias que será encerrado e julgado em abril de 2010. Toda a população poderá participar, basta fazer um registro fotográfico de uma ou mais maravilhas selecionadas e encaminhar para Secretaria de Cultura. Cinquenta fotos serão escolhidas para integrarem o livro em comemoração aos 450 anos da cidade, com lançamento previsto para a data oficial do aniversário da cidade, 1º de setembro.
O livro “As Sete Maravilhas” terá 80 páginas em formato revista (21 cm x 28 cm), capa dura e confeccionado em folhas de papel couché com brilho. A previsão é de uma tiragem inicial de 1500 cópias.
O lançamento do projeto “As Sete Maravilhas de Mogi” será no dia 24 de novembro, às 17 horas, na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito e diversas autoridades. “Estamos bastante felizes com esse projeto porque envolverá toda a população no resgate dos valores culturais de nossa cidade”, disse o secretário de cultura, José Luiz Freire de Almeida.
Votação Encerrada!
Cronograma do Projeto
- Novembro/2009 a Março/2010 - Período de votação popular;
- 1º de Abril/2010 - Sorteio dos prêmios;
- 5 de Abril - Apuração dos votos
- 9 de Abril/2010 - Anúncio das 7 Maravilhas eleitas e lançamento do concurso fotográfico;
- Abril a Maio/2010 - Entrega das fotos e julgamento;
- Junho a Agosto/2010 - Confecção do livro;
- Setembro/2010 - Lançamento do livro "As Sete Maravilhas de Mogi"