♫ adeus ano velho, feliz ano novo ♫

Imprimir PDF

Mais um ano chega ao fim e nesta época sempre acabamos avaliando os trabalhos realizados, os objetivos alcançados, enfim, fazemos um balanço de tudo que fizemos durante o ano. 

E é exatamente isso o que queremos neste momento: avaliar as ações culturais planejadas e executadas pela Secretaria Municipal de Cultura nos últimos doze meses.

A Cultura em Mogi andou a passos largos neste ano que se finda. Muitos projetos foram realizados, privilegiando vários segmentos e procurando atingir o maior número de pessoas, de todas as faixas etárias. 

Temos consciência de que não foi possível por em pauta todos os projetos idealizados, seja por motivos estratégicos ou orçamentários, mas temos a certeza de que fizemos o melhor para que os projetos que foram contemplados fossem sucessos de público e crítica.

O Festival de Inverno Serra do Itapety é um bom exemplo do exposto acima: começou tímido, como uma mostra, e cresceu chegando a dois distritos: Sabaúna e Taiaçupeba, além das apresentações no centro de Mogi. 

Outro exemplo é o Pirimpimpim – todas as quartas-feiras, duas sessões de um espetáculo infantil gratuito – teve lotação máxima, atendendo mais de 23.500 mil crianças em idade escolar.

Implementamos 10 pontos de cultura, realizamos o concurso fotográfico “Sete Maravilhas de Mogi”, que contou com a participação tanto de fotógrafos amadores, quanto de profissionais; fizemos várias exposições de artes no Ciarte, que se firmou como espaço de cultura; a Sexta do Riso que tem mantido o Casarão do Carmo lotado todas as últimas sextas-feiras do mês, e muitas outras atividades que têm nos deixado felizes com os resultados.

Podemos citar, ainda, o Arte Vai à Praça, que revitalizou a Praça Oswaldo Cruz, e deu oportunidade aos artesãos de comercializar seus trabalhos na Feira Mogi Feita à Mão, além de consolidar a praça como um espaço de cultura à céu aberto, onde acontecem shows musicais, literatura, apresentações de espetáculos de rua e circenses.

A parceria com o Estado rendeu grandes eventos, como a Virada Cultural Paulista, que contabilizou mais de 60 mil pessoas distribuídas pelos equipamentos da Cultura, além dos shows na Avenida Cívica. O Circuito Cultural Paulista e o Programa de Ação Cultura (ProAC) que trouxeram à Cidade espetáculos teatrais, circenses e musicais da melhor qualidade. 

É, 2010 foi um ano de muito trabalho! Poderíamos continuar falando sobre cada realização desta pasta, cada Festival, sobre o Carnaval, oficinas, concurso de literatura, a Expo Mogi, e muitos outros projetos dos quais nos orgulhamos.

Mas, 2011 está chegando e com ele novos desafios. Janeiro é o mês de planejarmos as próximas ações culturais visando, sempre, atender culturalmente toda a população e os anseios dos artistas. É a hora de analisarmos o que deu certo, o que precisa ser melhorado ou implementado.

Já podemos adiantar que os Pólos Culturais serão retomados com um novo formato – mais moderno e eficiente, assim como a Tenda Cultural que ao invés de percorrer somente os Distritos, passará a ir aos bairros. As Oficinas de Inverno também serão realizadas neste ano, com a introdução de algumas novidades.

Em fevereiro será promovido o Cultura em Debate onde será apresentada a programação cultural, será feito um detalhamento dos chamamentos públicos que acontecerão para que os artistas mogianos possam participar dos nossos eventos e debateremos os assuntos que forem colocados em pauta neste encontro.

Desta forma, com um debate aberto, acreditamos que possamos dialogar com a classe artística mostrando nossas propostas, recebendo sugestões e juntos construindo a melhor política pública cultural para 2011. 

Então. . . Que venha 2011, com muito trabalho, inspiração e sucesso para todos!

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi