Festival de Cultura Popular agita Mogi neste final de semana

Imprimir PDF

Entre esta sexta-feira (19/08) e a próxima segunda (22/08) a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá a terceira edição do Festival de Cultura Popular. A iniciativa, que é programada para coincidir com o Dia do Folclore – 22 de agosto, oferecerá cerca de 20 atividades e atrações nos principais espaços culturais da cidade, como o Ciarte e a Praça Oswaldo Cruz. O objetivo maior é resgatar as tradições folclóricas do município, que, embora riquíssimas, muitas vezes acabam esquecidas.

O calendário oficial foi aberto nesta segunda-feira (15/08) com uma exposição composta por 18 bandeiras de ex-festeiros do Divino Espírito Santo, que está à mostra no Ciarte e permanecerá lá até o dia 28, com entrada franca, entre às 8 e às 18 horas. Mas neste final de semana as manifestações têm início na sexta-feira (19/08) com eventos como contação de histórias (10 e 14 horas), brincadeiras de roda (11 e 16 horas) e apresentação dos cordelistas e repentistas Sebastião Marinho e Luzivan Matias (12 horas), todos na Praça Oswaldo Cruz.

A programação da sexta se encerra às 18 horas com apresentação do mestre sala e porta bandeira da Escola de Samba Águia de Prata, agremiação que integra o Ponto de Cultura Fábrica dos Sonhos. Durante o dia a Oswaldo Cruz terá também a Barraca do Divino, com fogão a lenha e venda de produtos típicos da festa, e a Barraca Divineira, com exposição e venda de produtos artesanais usando o mesmo tema do Divino Espírito Santo.

No sábado (20/08) as atrações começam cedo, com a abertura do Sumbimpério do Divino Espírito Santo, que acontecerá na Praça Oswaldo Cruz. Já as 10h30 é hora do Encontro de Folias do Divino, ao som de gaita, violão e rebeca. Um dos pontos altos do dia, entretanto, será a apresentação do Bumbões Circus, do Tumc, que acontecerá às 20 horas no auditório do Ciarte.

Domingo (21/08) é outro dia repleto de manifestações folclóricas, com destaque para o cortejo entre o Largo Bom Jesus (Praça São Benedito) e a Praça Oswaldo Cruz que contará com a participação de grupos de congadas e marujadas de Mogi, além de convidados de fora. O trajeto contemplará as ruas Coronel Souza Franco, Manoel Caetano e Dr. Deodato Wertheimer. Chegando à Oswaldo Cruz, por volta do meio dia, será o momento da coroação do rei e rainha congo.

Já na segunda-feira (22/08), último dia de Festival, serão realizadas novamente as contações de história e brincadeiras de roda da sexta-feira. Ao meio-dia voltam ao palco da Oswaldo Cruz os repentistas Luzivan Matias e Sebastião Marinho, e também na segunda será aberta uma Exposição do Ponto de Cultura Casa do Congado, que ficará à mostra no Terminal Central até o dia 31 de agosto.

“Mogi é muito forte nessa questão de cultura popular, e isso pode ser notado por meio das congadas, das marujadas, da própria Festa do Divino Espírito Santo, que é um evento enorme. O objetivo da Prefeitura e da Secretaria de Cultura com esse Festival é perpetuar tudo isso para as novas gerações”, declara o secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi