Secretaria de Cultura abre as inscrições para as Oficinas de Inverno

Imprimir PDF

As Oficinas de Inverno acontecerão durante todo o mês de julho,
são gratuitas e abrangerão os mais diversos segmentos artísticos e culturais

A Secretaria Municipal de Cultura abriu, nesta quarta-feira (20/06), as inscrições para as Oficinas de Inverno 2012. Serão 29 oficinas dos mais diversos segmentos artísticos e culturais e um total de 815 vagas, que ficarão abertas até a próxima sexta-feira (29/06). Os interessados devem ir pessoalmente até o Ciarte, que fica na rua Dr. Ricardo Vilela, no número 69. 

As oficinas começam oficialmente no dia 2 de julho e se estendem até o final do mês. A programação é muito variada e traz, por exemplo, oficinas de pintura sobre tela, que serão ministradas por Ana Marb. “O tema será livre e eu ensinarei desenho, aplicação das cores, o que é preciso ser feito em tela, e também exercícios para pintar com a cor mais leve”, explicou a artista. 

Haverá também oficinas de patchapliquê e de artesanato “O Chic da Chita”. Esta última será ministrada pela artista Sandra Lopes e ensinará técnicas para pintar e decupar diversos materiais com o tecido. “Escolhemos a chita como tecido por ser alegre e versátil. A técnica vai ser dada com vários materiais, como madeira, vidro, vinil e bijuterias. Em se tratando da madeira, é possível fazer bandejas, caixas e cabides, por exemplo”, disse Sandra.

Numa outra vertente, os mogianos poderão ter aulas de dança urbanas, com o monitor Diego Oliveira. “Pretendo trabalhar o discernimento, estilos e formas de usar a dança para contar histórias. O foco é fazer com que adolescentes e adultos aprendam a dançar”, anunciou o dançarino, que garante: não é preciso ter qualquer experiência em dança para entrar na oficina. 

Já Ubirajara Nunes ficará responsável pela oficina de maquetes, que terá o tema “Conhecendo o Casarão do Carmo”. “Pretendo apresentar uma viagem à história, que mostrará o que é o Casarão do Carmo, o motivo pelo qual ele foi tombado, sua importância para a cidade e também a tecnologia construtiva empregada nele. Tudo isso vai culminar com a confecção de uma maquete que depois pretendemos deixar à exposição no Arquivo Histórico para promover a educação patrimonial; isto é, despertar a consciência sobre a necessidade da preservação do patrimônio municipal”, adiantou o arquiteto.

A improvisação também terá vez com a oficina do ator Anderson Modesto. “Vou ensinar técnicas de improvisação que podem ser aplicadas no cinema, no teatro, na TV, e também em situações corriqueiras, como uma entrevista de emprego, por exemplo. A improvisação faz com que a pessoa fique mais solta e pode ser uma grande aliada em muitos momentos”, enfatizou Modesto.

As oficinas acontecerão de maneira simultânea em diversos espaços municipais, como Theatro Vasques, Museu dos Expedicionários, Casarão do Carmo, Museu Guiomar Pinheiro Franco, Arquivo Histórico, mezanino e palco do Ciarte. Todas elas são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4799-4040 ou 4725-3341. (LMS)

Oficinas

Dança de salão
Crianças em Cena
Dança – Expressão Corporal
Pintura sobre Tela 
Artesanato “O Chic da Chita”
Patchapliquê
Contação de Histórias
Fotografia
Oficina de Maquete: Conhecendo o Casarão do Carmo
Danças Urbanas
Teatro – iniciação teatral
Teatro – improvisação
Dança do Ventre
Jazz
Workshop de Cordas – Violino, viola, violoncelo, contrabaixo
Workshop Expressão de Som através do Corpo
Workshop Master Class Improvisação de Jazz

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi