Mogi das Cruzes recebe Festival Internacional de Teatro de 22 a 28 de abril

Imprimir PDF

O Festival foi lançado nesta quarta-feira (17/04) com a presença dos organizadores e da Secretaria de Cultura e apresentação dos Contadores de Mentira de Suzano

 

Com atrações da Colômbia, Espanha, Chile, Equador e Peru, terá início, na próxima segunda-feira (22/04), o I Festival Internacional de Itinerâncias Teatrais de Mogi das Cruzes - FIIT, uma realização dos grupos Galpão Arthur Netto e a Clara Trupi de Ovos y Assovios com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O lançamento do Festival foi feito na tarde desta quarta-feira (17/04) no Galpão Arthur Netto com a apresentação de um trecho do espetáculo “Curra – Temperos Sobre Medeia”, do grupo Contadores de Mentira de Suzano (SP). 

Serão apresentados 13 espetáculos gratuitos até o dia 28 de abril em diferentes espaços culturais da cidade, além de parques e escolas. “Nossa proposta é contribuir com a sociedade, a cultura mogiana e a classe artística oferecendo espetáculos para a população. Vamos abrir um diálogo da produção teatral do Alto Tietê com o que é produzido na América Latina e outros países”, disse Manoel Lucena Mesquita Júnior, gestor do Galpão Arthur Netto. 

Além de grupos mogianos e os convidados internacionais, estarão presentes grupos de Curitiba, São Paulo, Canhotinho (Pernambuco) e Suzano. Os espetáculos foram escolhidos de acordo com a qualidade estética, currículo e histórico do grupo. “Selecionamos peças que eram significativas para nós com grupos que influenciaram de alguma forma nossa caminha artística”, contou Rodrigo Romão Batista, que dirige ao lado de Thalita Benigno a Clara Trupi de Ovos y Assovios. 


Espetáculos descentralizados
“Quando os organizadores estavam montando a grade dos espetáculos, procuramos descentralizar as apresentações, assim como já temos feito desde o início do ano atendendo ao Plano de Governo do prefeito Marco Bertaiolli. Teremos atrações nos dois Cempres, do Jardim Layr e Botujuru por exemplo”, disse Mateus Sartori, secretário municipal de Cultura. Este perfil itinerante do festival foi destacado por Batista, diretor da Clara Trupi de Ovos y Assovios. “A concepção de itinerância não é só geográfica, mas também nas próprias linguagens teatrais”, disse Batista. 

O Theatro Vasques, que está em fase final de reforma, também faz parte da programação. “Contamos com uma força tarefa para agilizar a parte interna do teatro. Não tínhamos como deixar este tradicional espaço da cidade de fora de um evento deste porte”, completou o titular da Pasta. O espaço receberá o espetáculo peruano “Cuentos Pequeños”, do Teatro Hugo e Ines, no dia 24 às 20 horas e o encerramento do festival com a peça “Al final de la noche outra vez”, com o grupo Contraelviento Teatro do Equador. 

Direto da Colômbia
Um dos convidados é o ator colombiano Jorge Romero Mora, que fará a abertura do festival no dia 22 às 20 horas com o espetáculo “Divino Pastor Gôngora”, no Galpão Arthur Netto. O ator falou, via internet, com a imprensa durante o lançamento do Festival. “Fiquei surpreendido com o convite. Este festival abrirá muitas portas não somente para a arte, como para a sociedade. Serão pensamentos diferentes, diferentes obras promovendo um diálogo cênico”, disse. 

É a estreia do monólogo criado pelo ator, que trata com humor e sátira a opressão da igreja e do governo no período da Inquisição. Membro do grupo teatral El Baúl, Mora também ministrará o workshop “A improvisação como instrumento do ator” nos dias 24 e 25 de abril no Galpão Arthur Netto, no Jardim Santista. A inscrição pode ser feita por email galpaoarthurnetto@uol.com.br

SERVIÇO - Para assistir aos espetáculos às 20 horas em locais como Galpão Arthur Netto, Casarão do Carmo, Theatro Vasques e Ciarte, é preciso retirar o ingresso com duas horas de antecedência. Será disponibilizado um ingresso por pessoa. Mais informações pelo telefone 3433-9841 (KCB)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi