Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto em homenagem aos expedicionários mogianos

Imprimir PDF

Orquestra Sinfônica Jovem, com participação do Coral 1º de Setembro, se apresenta nesta quarta-feira no Theatro Vasques,
em homenagem aos expedicionários mogianos


Para homenagear os expedicionários mogianos que lutaram pelo país na 2ª Guerra Mundial, a Secretaria Municipal de Cultura promove, nesta quarta-feira (08/05), um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, com participação do Coral 1º de Setembro. A apresentação está marcada para as 20 horas no Theatro Vasques e tem entrada gratuita. 

A data é conhecida com o Dia da Vitória, pois marca o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, quando retornaram da Itália os combatentes mogianos Miled Cury Andere, Benedito Bernardino, Victor Pinto da Fonseca, Orlando Rodrigues de Mello, Geraldo da Cunha Mello (o Bola) e Paulo Francisco de Carvalho, que são os homenageados da noite.

"É uma satisfação enorme poder prestar uma homenagem a estes pracinhas, verdadeiros heróis brasileiros", destaca o maestro e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem, Lelis Gerson, que integra o Exército Brasileiro há 18 anos e há oito é músico da Banda Sinfônica do Exército. "Infelizmente muitos outros combatentes não estão mais entre nós, mas é importante relembrarmos sempre o grande serviço prestados por esses homens ao nosso país", acrescenta o maestro.

O repertório contará com as obras executadas no concerto do último dia 27 de abril, que deu início à temporada 2013 da Orquestra, e lotou o anfiteatro do Cento Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Logo, quem comparecer poderá ouvir novamente a célebre Abertura Egmont, de Beethoven, e a bela obra O Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky.

Já o Coral 1º de Setembro fará uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes e, junto com a Orquestra, cantará a música que ficou famosa nas vozes de Frank Sinatra e Elvis Presley, My Way, além da Canção dos Expedicionários.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes já se apresentou ao lado de nomes consagrados da música brasileira, como Ivan Lins, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Toquinho, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Elba Ramalho, e, mais recentemente, como o cantor Fábio Jr., no show em homenagem aos 452 anos de Mogi das Cruzes, em setembro do ano passado.

Fazem parte do mesmo projeto a Orquestra Infantil Minha Terra Mogi, que representa o núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica Jovem, e a Banda Boigy, que é o núcleo do sopro e percussão. Os três grupos são coordenados pelo maestro da Orquestra, Lelis Gerson, sendo 45 músicos da própria Orquestra Jovem, 110 do Núcleo de Cordas e 50 da Banda Boigy, totalizando 205 integrantes.

O Coral 1º de Setembro surgiu em 1953, sob a direção do maestro Antonio Mármora Filho. As atividades foram encerradas em 1964, mas, a convite do filho do fundador do coral, Antonio Mármora Filho (maestro Niquinho), que se tornaria o regente do grupo, o coral voltou a se reunir em 2002. Já em 2011, a batuta foi passada para a maestrina Solange Urbano, que permanece no posto deste então.
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi