Projetos musicais, exposições e Virada Cultural são as atrações do mês de maio

Imprimir PDF
O secretário de Cultura, Mateus Sartori, divulgou toda a programação cultural do mês de maio e explicou os novos projetos que estreiam nos próximos dias
O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (08/05), para divulgar a agenda cultural do município ao longo das próximas semanas. A partir deste mês, o público mogiano poderá conferir uma série de novos projetos que irão contemplar os mais diversos segmentos artísticos e consolidarão novas programações fixas nos espaços culturais da cidade. 


Nesta quinta-feira (09/05), por exemplo, será inaugurada a Roda de Choro do Seu Julinho, uma iniciativa que acontecerá todas as quintas-feiras, no Casarão do Carmo, a partir das 18 horas. A ideia é homenagear Júlio Borba, um dos maiores nomes do chorinho da cidade, falecido em 2007. Dono de uma barbearia na rua Navajas, seu Julinho, como era conhecido, reunia seus amigos para longas tardes de muita música em seu estabelecimento. Agora isso será perpetuado, mantendo o caráter da informalidade, para todos aqueles que tocam ou simplesmente apreciam o tradicional estilo musical.

Outro projeto que estreia ainda nesta semana (sábado, 11/05) e já está confirmado para todo segundo sábado do mês, é a Feira de Artes e Flores, no Largo Bom Jesus. Além da exposição e venda de orquídeas, o projeto vai abranger obras variadas de artistas plásticos mogianos, o artesanato dos projetos Mogi Feita a Mão e Oficinas Divineiras, e ainda o incentivo à leitura com o estande de livros do grupo Entremeio Literário. Trata-se, portanto, de um verdadeiro encontro de diferentes linguagens culturais, que terá início sempre as 14 horas. Neste sábado, que é o primeiro dia, haverá também apresentação da Banda Santa Cecília, às 14h30.

Também se caracterizará pelo encontro de diferentes linguagens o projeto Jardim de Canções, que terá início no dia 19, a partir das 16 horas, no Parque Centenário. O objetivo, como explicou Sartori, é oferecer uma atração cultural todos os domingos no parque, começando pela Banda Santa Cecília.

O tradicional grupo assume, aliás, uma extensa agenda de apresentações. Esse primeiro espetáculo dentro do projeto Jardim de Canções, por exemplo, se repetirá todo terceiro domingo do mês no Parque Centenário. Ela também tocará toda primeira quinta-feira do mês no Terminal Central e todo último sábado do mês, com uma formação reduzida, no Mercado Municipal. 

Virada
O secretário Mateus Sartori divulgou também que a programação da Virada Cultural Paulista em Mogi das Cruzes está 80% concluída, e depende apenas da apresentação de documentações por parte de alguns artistas mogianos. Neste ano, o evento, que já desponta como maior de todo o Estado de São Paulo, terá 130 atrações, sendo apenas 15 agendadas pelo Governo do Estado. Todas as outras, logo, serão protagonizadas por artistas locais. A Virada Cultural acontecerá nos dias 25 e 26 de maio em 25 palcos, contando com espaços privados que decidiram aderir à iniciativa e montar programações complementares. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi