Orquestra Sinfônica Jovem é o destaque desta sexta-feira do Festival de Inverno

Imprimir PDF


O trompetista Amarildo Nascimento fará um solo e terá participação especial na apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem nesta sexta-feira no Theatro Vasques

Nesta sexta-feira (18/07), a partir das 20 horas, o público mogiano poderá conferir uma apresentação especial no Theatro Vasques. A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, acompanhada do trompetista e solista da Orquestra Sinfônica da USP, Amarildo Nascimento, prepara um grande espetáculo, voltado à música clássica. No repertório estarão o Concerto em Mi Bemol para Trompete, de Neruda, e a célebre Sinfonia nº 25, de Mozart. 

Além da performance da orquestra, Nascimento fará um solo. O trompetista, que ministrou nesta semana um workshop pela programação do Festival de Inverno, foi aluno de Lélis Gerson, o atual maestro da orquestra mogiana e, como solista, já atuou junto a diversas bandas e orquestras, a exemplo a Banda Sinfônica Jovem de São Paulo e a Orquestra Acadêmica de São Paulo.

Natural de Suzano, Amarildo Nascimento cursou a extinta Universidade Livre de Música, onde foi orientado por professores como Edgar Baptista, Edílson Nery e Edmilson Bosco. Foi, aliás, o primeiro aluno da ULM a concluir todo o cronograma de seis anos de estudo de trompete. Atuou na temporada de 2009 do musical da Broadway “A Bela e a Fera”, como trompete principal, e também na gravação do filme “Salve Geral”, exercendo o mesmo cargo.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, por sua vez, já se apresentou ao lado de nomes consagrados da música brasileira, como Ivan Lins, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Toquinho, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Elba Ramalho, e, mais recentemente, com o cantor Fábio Jr., no show em homenagem aos 452 anos de Mogi das Cruzes, em setembro do ano passado.

Tendo como princípios básicos a formação de jovens músicos e a difusão da música erudita na cidade, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes iniciou as atividades em 2003, dentro do Projeto Canarinhos do Itapety, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura. A partir de então, não parou de crescer.

A Orquestra Jovem é responsável por dois grupos: a Orquestra Infantil Minha Terra Mogi - que é o núcleo de cordas da Sinfônica Jovem -, e a Banda Boigy, representando o núcleo de sopro e percussão. São 110 e 50 integrantes, respectivamente, que somados aos 45 do grupo principal totalizam 205 músicos participantes, todos sob o comando do maestro Lelis Gerson, coordenador geral do projeto.

Graças ao reconhecimento do público, recentemente a Orquestra Sinfônica Jovem aderiu a ensaios abertos, sempre na última terça-feira de cada mês, no Theatro Vasques. Desta forma, o grupo sinfônico se aproxima cada vez mais do público. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi