Secretaria de Cultura e escolas de samba já fazem preparativos para o Carnaval 2014

Imprimir PDF


Escolas de samba concordaram em participar de programa de capacitação, sem o qual elas não receberão 100% do repasse para a organização dos desfiles do Carnaval 2014


A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as escolas de samba da cidade, já deu início aos preparativos para o Carnaval 2014. Conforme projeto apresentado e aprovado no início deste ano, os trabalhos carnavalescos não mais ficarão restritos aos meses que antecedem a festa, e as agremiações já passam por uma capacitação que está sendo desenvolvida com recursos do Fundo Municipal de Cultura, inteiramente provenientes da bilheteria do Carnaval 2013.

Em reunião realizada com os presidentes das escolas de samba e o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, ficou definido que toda escola de samba precisa cumprir algumas etapas ao longo do ano para receber 100% do valor do repasse que vai para as escolas, dividido em três parcelas. 

Essas etapas, discriminadas no decreto municipal 13.462, incluem a realização de eventos para captação de verba própria para o desfile do próximo ano, a manutenção de toda a documentação referente à escola devidamente atualizada e participação em cursos e workshops, oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura. 

O primeiro workshop acontece agora em agosto, nos dias 17 e 18, no Ciarte. É o Workshop de Mestre Sala e Porta Bandeira: O Bailar e sua Arte, que será ministrado por Michael Smith, das 8 às 17h, nos dois dias. A participação de todas as escolas de samba é obrigatória.

Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura fará, no mês de setembro, visitas técnicas às agremiações, para averiguar se elas estão cumprindo os requisitos previstos no decreto. O documento refere-se principalmente à parte de regularização e exige certidões e registros.

No dia da visita, a escola de samba deverá entregar um relatório dos trabalhos realizados junto à comunidade, no qual constem as atividades desenvolvidas em 2013, número de pessoas que participaram dos resultados, além de conter fotos, matérias publicadas em veículos de comunicação, como jornal e TV, ou outros documentos que comprovem a realização dos trabalhos.

As agremiações deverão também apresentar informações e planejamento sobre o desfile de Carnaval 2014, como enredo, definições técnicas, agendamento de ensaios e qualquer outra informação que a escola julgar necessária. O relatório deverá ser entregue assinado pelos representantes legais, com um calendário dos próximos eventos. 

Ainda no dia da visita a agremiação deverá ter dois representantes legais no local, pois os mesmos deverão assinar o questionário que será apresentado. 

“É um trabalho bastante rigoroso de acompanhamento dos trabalhos das escolas de samba, que já foi detalhado e acordado com todas as agremiações. Faremos agora esse workshop, depois as visitas técnicas e ainda deveremos ter um curso de contabilidade neste ano. Tudo isso visando a profissionalização das agremiações, para que cada vez mais elas desenvolvam um trabalho de qualidade, tornem-se autossuficientes e quem sabe até num futuro próximo consigam patrocínio para os desfiles que realizam”, destaca o secretário.

Todo esse trabalho está divulgado no site da Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados podem consultá-lo na aba “Carnaval 2014”. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi