Maestro João Carlos Martins conduz workshop e rege orquestra nesta quinta-feira

Imprimir PDF

Maestro João Carlos Martins ministra workshop a partir das 17 horas e mais tarde, às 20 horas, rege Orquestra Filarmônica no Cemforpe


A programação em comemoração aos 453 anos de Mogi das Cruzes continua nesta quinta-feira (29/08), com um workshop e uma apresentação artística voltados para quem aprecia, executa ou tem interesse em descobrir um pouco mais sobre a música clássica. A incursão vale a pena, pois à frente dos dois eventos está o experiente e consagrado maestro João Carlos Martins. Aos 73 anos, ele rege a Orquestra Filarmônica Sesi-SP, tem 25 álbuns e um livro lançados.

A programação especial começa às 17 horas, com um workshop conduzido por Martins. O curso é voltado para estudantes e amantes da música clássica, será realizado no Cemforpe e não requer inscrição prévia. Para participar, logo, basta comparecer no horário e local indicados. 

Mais tarde, a partir das 20 horas, começa a grande atração do dia e será possível ver o maestro em ação, regendo a orquestra, também no Cemforpe. A entrada é gratuita e a recomendação da Secretaria Municipal de Cultura é chegar com uma hora de antecedência para retirar os ingressos. O espetáculo tem duração de 70 minutos. 

No repertório o público poderá apreciar peças clássicas, como “Intermezzo”, de Mascagni, “Sinfonia Surpresa”, de Haydn e “Sinfonia nº 41 Júpiter”, de Mozart. Na sequencia a Bachiana interpreta duas composições de Beethoven – “Sinfonias nº 1 e 5” – e, para o encerramento, Martins toca, ao piano, “Concerto nº 21”, de Mozart.

A orquestra reúne atualmente 50 componentes e viaja todo o mundo com o intuito de disseminar, formar e de certa forma resgatar o público para a música clássica. O grupo musical existe desde 2004 e já realizou, ao longo desse tempo, mais de mil apresentações em grandes palcos, como Carnegie Hall e Lincoln Center. 

O maestro é um dos grandes destaques da orquestra, dada sua trajetória e experiência junto à música clássica. Martins iniciou seus estudos de piano aos oito anos e chegou a ser considerado, em um dos pontos altos de sua carreira, um dos maiores intérpretes de Bach. Por problemas físicos teve de abandonar o instrumento, mas retornou anos após como maestro e agora já se aventura novamente, ainda que em doses moderadas, no comando do piano. 

Toda a programação é gratuita. O Cemforpe fica na rua Antenor Leite da Cunha, nº 55, no bairro Nova Mogilar. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi