Secretaria de Cultura promove atrações de teatro, artesanato, cinema e música

Imprimir PDF



O longa-metragem do diretor Ricardo Elias será exibido às 14 horas e mais tarde ele bate um papo sobre cinema com os presentes. Inscrições vão até esta quarta-feira

A programação da Secretaria Municipal de Cultura em comemoração ao aniversário de 453 anos de Mogi das Cruzes continua a pleno vapor nesta semana. Entre quinta e sexta-feira, há seis opções de eventos dos mais diversos segmentos culturais com entrada gratuita para os mogianos. O objetivo, como destaca o secretário, Mateus Sartori, é agradar a todos os públicos, oferecendo uma agenda rica e diversificada.

O primeiro evento, que já faz parte da agenda fixa da Cultura, é a Roda de Choro do Seu Julinho, a partir das 18 horas da quinta-feira no Casarão do Carmo. O encontro, que é uma homenagem a um dos maiores ícones mogianos do chorinho, foi um sucesso desde sua primeira edição e continua reunindo, semanalmente, um grupo de apaixonados pelo estilo musical, sob a organização da Escola de Choro Souza Eurico e companhia ilustre do mestre Eurico de Souza.

Na sexta-feira a extensa programação começa pela feira de artesanato Mogi Feita à Mão, a partir das 10 horas, na praça Oswaldo Cruz. O projeto, também fixo, reúne cerca de 60 artesãos expondo seus trabalhos em madeira, tecido, fibras, contas e miçangas, biscuit, arames, papel, costméticos, linhas, lãs, bambu, PVA, EVA, cabaça, entre outros. O grupo de artesãos já tem participação cativa em eventos municipais e esteve presente, por exemplo, na Expo Mogi 2013, que se encerrou no último domingo.

À tarde, a agenda toma outro rumo artístico e os apreciadores do cinema e artes audiovisuais terão duas boas alternativas. A primeira, às 14 horas, é a exibição do filme “Os 12 Trabalhos” no Espaço do Meio, dentro do Casarão do Carmo. O longa-metragem é assinado por Ricardo Elias e venceu o prêmio de melhor filme no Festival de San Sebastian, na Espanha.

A surpresa, entretanto, vem após a exibição do filme, pois o diretor estará presente e fará um bate-papo com os espectadores. Os interessados têm até esta quarta-feira para se inscreverem, junto à Secretaria de Cultura, por meio do site. Ricardo Elias se graduou em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP no ano de 1993 e já iniciou sua carreira com dois curta-metragens premiados: “Derrube Jack” e “Lumpet”. Em 2004 fimou “De Passagem”, que recebeu vários prêmios no Festival de Cinema de Gramado, até embarcar em “Os 12 Trabalhos”, que é seu último projeto finalizado.

A noite de sexta-feira também será recheada de opções, dos segmentos teatral e musical. A começar por “Deisespera”, um espetáculo teatral ao ar livre que será apresentado, a partir das 20 horas, no Largo do Carmo. A produção, que integra o Circuito Cultural Paulista, contém uma linguagem híbrida e mescla diferentes técnicas de acrobacia, dança, teatro físico e humor. A personagem principal é uma mulher perfeita, que desperta o sonho e a fantasia em todos os homens.

O espetáculo do grupo Ares tem duração de 50 minutos e, logo após seu término, às 21 horas, terá início no Theatro Vasques mais uma atração, dessa vez musical. Será um show em homenagem aos Secos e Molhados, histórica banda que mudou os rumos da música brasileira e, se tivesse mantido a formação original, completaria 40 anos em 2013. A apresentação será conduzida por Carlos Mello e André Luiz, músicos já conhecidos na cena musical da cidade. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi