Final de semana terá basquete, artesanato, festival de bike e visitação a museus

Imprimir PDF

O Museu Guiomar Pinheiro Franco, juntamente a outros dois da cidade, abrirá excepcionalmente neste sábado, a partir das 10 horas, para visitantes e interessados

Neste final de semana a programação em comemoração ao aniversário de 453 anos de Mogi das Cruzes tem continuidade. E no sábado, feriado nacional de 7 de Setembro, há uma série de eventos começando logo cedo para o público mogiano conferir gratuitamente. As opções são variadas e atendem aos mais diversos gostos, partindo de festival de bike e passando por feira de artesanato, visitação a museus até uma partida da equipe mogiana de basquete. 

O evento que começa logo cedo é o Shimano Fest, o maior festival de bike e pesca da América Latina, que está em sua terceira edição na cidade. Os interessados em assistir ao circuito devem se dirigir à Fazenda Off Road Park, que fica no número 8460 da avenida Francisco Rodrigues Filho, no Botujuru, a partir das 8 horas. A recomendação é ir de bicicleta, pois na fazenda não haverá espaço para parar automóveis. Quem for de carro terá estacionamento tarifado no Rancho Vaca Loca e haverá um traslado gratuito até o local do evento. O festival tem sequencia no domingo e, em ambos os dias, ele vai até as 17 horas. 

A partir das 10 horas a Praça Oswaldo Cruz abrigará a feira de artesanato Mogi Feita à Mão. O projeto, inserido na agenda fixa da Secretaria Municipal de Cultura, reúne cerca de 60 artesãos expondo seus trabalhos em madeira, tecido, fibras, contas e miçangas, biscuit, arames, papel, cosméticos, linhas, lãs, bambu, PVA, EVA, cabaça, entre outros. O grupo de artesãos já tem participação cativa em eventos municipais e esteve presente, por exemplo, na Expo Mogi 2013, que se encerrou no último domingo.

Também às 10 horas três museus da cidade abrirão as portas para os visitantes – os locais normalmente não funcionam aos sábados. Os interessados podem visitar o museu Visconde de Mauá, que fica dentro do Casarão do Carmo e abriga peças que remetem à história da população de Mogi das Cruzes. Podem também se familiarizar um pouco mais com a história dos combatentes mogianos que participaram da 2ª Guerra Mundial, e com toda a trajetória de lutas em busca da democracia e liberdade, no museu Expedicionários Mogianos, que fica na rua Coronel Souza Franco, nº 735. Outra opção é conhecer um pouco mais sobre a saga da família Pinheiro Franco, que acaba atrelada à própria história do município, visitando o museu Guiomar Pinheiro Franco, localizado no número 202 da rua José Bonifácio.

Às 11 horas haverá uma solenidade em homenagem aos 100 anos da maçonaria em Mogi das Cruzes. Um monumento em homenagem ao centenário da entidade foi feito na rotatória entre a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, Carlos Barattino e rua Manuel de Oliveira e o evento, que será realizado na baia do Mercado do Produtor, simboliza a inauguração da estrutura.

Já às 19 horas a equipe masculina de basquete de Mogi das Cruzes enfrentará o Pinheiros, pelo Campeonato Paulista de Basquete. A partida acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, no Mogilar e a entrada é gratuita. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi