São Paulo Cia. de Dança é destaque da Mostra “Mistura Fina”, que inscreve até esta terça

Imprimir PDF

   
   
São Paulo Cia. de Dança, grupo do Governo do Estado que existe desde 2008, é destaque do último dia da mostra de dança Mistura Fina

Estão abertas até esta terça-feira (10/09) as inscrições para a 1ª Mostra de Dança “Mistura Fina”, uma mescla de oficinas, workshops e apresentações de dança, que será realizada entre os dias 20 e 30 de setembro. O objetivo é valorizar, difundir e incentivar a dança de uma forma geral e as pessoas podem se inscrever pessoalmente na Secretaria de Cultura, ou então por correio.

Um dos destaques da mostra será a apresentação, no dia do encerramento, da São Paulo Cia. de Dança. O grupo foi criado em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e é dirigido por Inês Bogéa, doutora em Artes, documentarista e escritora. Ao longo desse período a Cia. já foi assistida por um público superior a 340 mil pessoas em seis diferentes países, passando por 55 cidades, num total de mais de 360 apresentações.

No Theatro Vasques os bailarinos apresentarão o “Ballet 101”, “Dois a Dois” e “Mamihlapinatapai”. O primeiro, assinado por Eric Gauthier, é um solo de oito minutos que brinca com a dança clássica. A partir das cinco posições do balé, o coreógrafo narra outras 96 possíveis variantes em referência a diversos coreógrafos e a balés consagrados, além de revelar um pouco do cotidiano dos bailarinos e suas infinitas buscas pela perfeição do movimento.

Em “Dois a Dois” o público poderá prestigiar o contraste de nuances entre “O Quebra-Nozes” e “Dom Quixote”. No primeiro, há toda a delicadeza e suavidade da história do encontro entre a Fada Açucarada e o Quebra-Nozes, enquanto que, na segunda, a narrativa se foca em duas pessoas do povo – um barbeiro e a filha de um taberneiro – que se apaixonam.

O amor volta à cena com a última coreografia, “Mamihlapinatapai”, palavra de origem indígena que significa exatamente o que é apresentado em palco: a relação de desejo entre homem e mulher e a vontade, partindo das duas partes, de que o outro tome uma iniciativa. Nenhuma delas, entretanto, age. 
O espetáculo começa às 20 horas. 

Inscrições
Podem participar da Mostra de Dança escolas, academias, grupos e coreógrafos, profissionais ou amadores de todo o Brasil. Os estilos são bastante variados; serão aceitas inscrições nas modalidades ballet clássico, ballet clássico de repertório, dança contemporânea, dança de salão, dança do ventre, dança étnica, dança folclórica, dança moderna, danças urbanas, estilo livre, jazz e sapateado. Cada modalidade pode comportar as categorias solos, duos, trio e conjunto.

Cada categoria, por sua vez, será separada por faixa etária, ficando segregados os seguintes grupos: junior (7 a 16 anos), adulto (17 a 59 anos) e sênior (60 anos ou mais). Os participantes poderão se inscrever com até duas coreografias em cada modalidade e o elenco deve ter, no mínimo, 70% dos integrantes com idade dentro da categoria proposta.

No ato da inscrição deverá ser apresentada, para cada coreografia, documentação básica do inscrito, como cópia do RG, CPF e comprovante de residência – integrantes das categorias infantis e juvenis deverão entregar cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovando a idade pertinente à categoria e participantes menores de 18 anos deverão levar autorização formal de pais ou responsáveis. 

Além da documentação pessoal, é preciso apresentar também título e breve texto sobre a coreografia (máximo de 5 linhas), CD com fotos em alta resolução e DVD contendo a gravação da coreografia completa.

A seleção dos inscritos para participar da Mostra será feita por dois profissionais da área da dança, contratados especialmente para esta finalidade e obedecerá aos seguintes critérios: técnica, criatividade, figurino, coerência com a proposta coreográfica e compatibilidade. A relação dos selecionados será publicada no site na Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com as datas, horários e locais das apresentações.

Serão utilizados para a Mostra espaços públicos como Theatro Vasques, auditório do Cemforpe, Casarão do Carmo, Museu dos Expedicionários, Ciarte, Casa do Hip Hop, Praça Coronel Almeida, Praça Oswaldo Cruz, Largo do Bom Jesus, Largo do Carmo, Largo do Rosário, Parque Centenário e Parque Leon Feffer, respeitando as agendas dos espaços e a viabilidade das coreografias.

A Mostra é inteiramente gratuita. Além de terem a chance de mostrar o seu trabalho, os participantes poderão conferir também a Oficina de Dança com Andrea Yonashiro, que será realizada no dia 20 de setembro, das 18 às 22h, no Casarão do Carmo, e poderão apreciar o espetáculo Circulação de Dança, também com Andrea Yonashiro, no dia seguinte – 21 de setembro, às 20 horas, no Theatro Vasques.

Além disso, será promovida uma Batalha de B. Boys na Praça Coronel Almeida, no dia 27 de setembro, às 20 horas e, às 10h30 do dia 30 de setembro, será aberto o 2º Fórum Setorial de Dança, no Casarão do Carmo. Neste mesmo dia a Mostra será encerrada, com a apresentação da São Paulo Cia. De Dança no Theatro Vasques, às 20 horas. 

Mais informações pelo telefone 4798-6900 ou pelo site da Secretaria Municipal de Cultura. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi