Banda Boigy faz apresentação inédita com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Imprimir PDF

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, reconhecida nacionalmente e regida pelo maestro Marcos Sadao Shirikawa, vai dividir o palco com a Banda Boigy

Na próxima terça-feira (24/09) o maestro Marcos Sadao Shirikawa, regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, estará no Theatro Vasques a partir das 19 horas para um ensaio aberto com a Banda Boigy. O encontro, que será como um workshop para os jovens integrantes, é uma preparação para um concerto que as duas bandas farão juntas no dia seguinte, 25 de setembro, no teatro do Sesi da avenida Paulista, em São Paulo.

Esta é a primeira vez que a Banda Boigy, núcleo de sopros e percussão da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, apresenta-se ao lado da Banda Sinfônica de São Paulo. O concerto faz parte do projeto “Pra ver a Banda Tocar”, que é sempre realizado no teatro do Sesi Paulista nas últimas quartas-feiras do mês, ao meio-dia. É algo voltado para quem trabalha na região da Paulista e também ao público que toca e aprecia bandas sinfônicas de uma forma geral.

Uma das marcas do concerto é a “Canja Sinfônica”, momento interativo com a platéia, quando algum músico-espectador sobe ao palco com o seu instrumento de sopro e executa uma canção junto aos profissionais da formação. Na apresentação, a banda de Mogi das Cruzes deve estar presente com cerca de 12 músicos, selecionados entre o grupo total. 

O repertório do concerto conta com peças de expoentes da música clássica, como Festive Overture - opus 96, de Dimitri Shostakovich, a Suíte Klezmer para contrabaixo solo, de Alexandre Travassos, a Suíte do Balé Romeo e Julieta, de Serguei Prokofiev e a Suíte Quebra Nozes, de Peter I. Tchaikovisky. 

“A expectativa é muito grande. Estamos fazendo uma preparação bastante forte com as crianças para que elas possam executar a peça e fazer um acompanhamento bonito à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É uma oportunidade única”, declara o regente da Banda Boigy, Vagner dos Santos. 

Toda a preparação poderá ser conferida gratuitamente pelo público mogiano, no ensaio da próxima terça-feira. Além das músicas em si, a platéia poderá conferir a troca de experiências entre o experiente maestro, que tem papel significativo no cenário musical de São Paulo, e os jovens músicos mogianos. 

Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão, contrabaixos e piano que, juntos, somam 82 instrumentistas. Sua programação é eclética e inovadora, uma vez que mescla tendências estéticas e linguagens distintas. 

Já a Banda Boigy é um núcleo da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e tem 50 músicos em sua composição. Os participantes do projeto têm aulas durante a semana, todas as quartas e sextas-feiras e fazem ensaios todos os sábados pela manhã. Coordenado pelo maestro Lélis Gerson e regido por Vagner dos Santos, o projeto atende crianças com idades entre 8 e 18 anos. Interessados podem procurar o Museu dos Expedicionários, no Centro, e se informar a respeito.

Nomenclatura

Em novembro deste ano a Banda Boigy mudará oficialmente de nome. A nova nomenclatura, que aos poucos começa a ser disseminada, é Orquestra de Sopros Boigy. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi