Novos conselheiros do Comphap tomam posse para a gestão 2013-2015

Imprimir PDF

Os novos conselheiros para a gestão 2013-2015 foram empossados na tarde desta sexta-feira pelo prefeito Marco Bertaiolli
O prefeito Marco Bertaiolli assinou, na tarde desta sexta-feira (20/09), o termo de posse dos novos conselheiros do Comphap, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes. Um total de 38 membros, sendo 16 representantes do poder público e 22 da sociedade civil, por meio da entidades, assumiram o cargo junto o órgão, que é responsável por definir a política municipal de proteção do patrimônio cultural e natural do município. 

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, do secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, da secretária-adjunta de Cultura, Maria Lúcia de Freitas, e do presidente do Comphap na gestão 2010-2012, Gil Nóbrega. O arquiteto e atual representante do órgão lembrou algumas ações importantes realizadas nos últimos anos. 

O prefeito, por sua vez, destacou todas as ações que já foram realizadas neste ano dentro do modelo de gestão participativa, que abrange conselhos municipais , conferências e fóruns. Nos últimos meses, muitas ações assim foram realizadas e elas terão continuidade. Na segunda-feira, por exemplo, terá início o Fórum Municipal de Mobilidade Urbana.

“Os conselhos são importantes porque eles nos fazem errar menos e acertar mais. Já temos em Mogi das Cruzes 17 conselhos constituídos e estamos em processo de criar outros dois, que são o Conselho Municipal de Igualdade Racial e o Conselho Municipal da Juventude. Seremos, então, 19 conselhos, discutindo juntos os rumos da cidade”, destacou Bertaiolli.

Ele citou também obras significativas, como o restauro do casarão da Coronel Souza Franco, que agora está em vias de ser iniciado e que foi uma sugestão do Comphap. 

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, também frisou a importância do Conselho para manter a história da cidade cada vez mais viva. Falou também sobre o projeto de educação patrimonial, que está sendo iniciado em parceria com a Secretaria de Educação, e que visa levar ensinamentos sobre a história do município para alunos de toda a cidade. O trabalho teve início com a divulgação do novo brasão, por meio de uma cartilha, já distribuída em diversas instituições de ensino. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi