Encontro de secretários de Cultura vai discutir criação de circuito e consórcio regionais

Imprimir PDF
Na próxima terça-feira (08/10) será realizada, no Casarão do Carmo, uma reunião com secretários de Cultura da região. O encontro, que está marcado para as 10 horas, tem por objetivo discutir a viabilização de um consórcio regional para a área da Cultura e também a proposta de implantação do projeto Circulação de Artes do Alto Tietê, um grande festival de cultura que utilizaria todos os bens culturais dos municípios regionais.

Devem participar dessa reunião Valério Benfica, que é chefe da representação regional de São Paulo do Ministério da Cultura e Sergio Tiezzi, secretário adjunto de Cultura do Estado de São Paulo. O município de Guarulhos, muito embora não esteja oficialmente incluído no Alto Tietê, também demonstrou interesse em fazer parte dos projetos.

“Já conversei com outros secretários sobre o projeto Circulação de Artes e a ideia é que inicialmente cada Prefeitura selecione os bens culturais que melhor representem sua cidade. Estamos chamando o Ministério porque vamos pedir um suporte na parte de estrutura, em especial para ajudar as cidades menores, e aí criamos esse festival, que vai circular por todos esses bens culturais municípios da região”, explicou o secretário de Cultura, Mateus Sartori.

Em Mogi das Cruzes, esses bens devem ser o Theatro Vasques, Casarão do Carmo, Largo do Carmo, praças da região central. De acordo com Sartori, os secretários já consultados até o momento aprovaram a idéia, até porque seria algo passível de ser viabilizado com pouco investimento, apenas disponibilizando os espaços culturais já existentes em cada município. 

Já do Governo do Estado, Sartori pretende solicitar auxílio na questão da agenda cultural, para que o Estado possa disponibilizar atrações principais, que servirão como chamarizes para o evento. “Nós já temos algumas ações pontuais muito bacanas na nossa região, mas o que não temos é essa integração entre municípios. As grandes atrações acabam acontecendo sempre nas mesmas cidades e as menores ficam de fora. É isso que estamos tentando mudar”, acrescenta o secretário.

O projeto da criação do consórcio regional de Cultura vai ao encontro da proposta do circuito. O objetivo, nesse caso, é constituir um grupo que possa batalhar por projetos e iniciativas para toda a região, pleiteando inclusive investimentos e recursos de outra natureza para a implantação de ações culturais de abrangência regional. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi