Prefeitura vai criar programa de fomento cultural “Mogi de Canto a Canto”

Imprimir PDF

Orquestra de Choro Souza Eurico

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai lançar até o final deste ano um edital de chamamento público para entidades socioculturais que desenvolvam projetos em benefício do desenvolvimento artístico e formação de cidadania. Os projetos inscritos passarão por um processo seletivo e, ao final, dez deles serão contemplados com subvenção municipal, da ordem de R$ 60 mil ao ano. Trata-se de um novo programa de fomento à cultura do município, intitulado “Mogi de Canto a Canto”, cujo foco é ação descentralizada, em bairros e distritos da cidade.

A novidade foi apresentada nesta semana pelo prefeito Marco Bertaiolli, durante reunião com associações e entidades que já desenvolvem trabalhos culturais na cidade. O primeiro passo é a criação de legislação própria que institua o projeto e permita a abertura do edital. A meta do Executivo é finalizar o chamamento público até o final deste ano, para que no princípio de 2014 as entidades selecionadas já recebam os recursos e possam desenvolver suas atividades. 

Os critérios para a seleção dos projetos, bem como o tempo de duração dos contratos, ainda serão definidos e inseridos no texto da lei. Toda a formatação do programa será feita de maneira democrática e participativa, reunindo novamente entidades que já desenvolvem projetos culturais e coletando informações com base na experiência de cada uma delas.

A iniciativa visa garantir que as associações e núcleos culturais já existentes continuem tendo condições de atender comunidades e desenvolver ações dos mais diversos segmentos artísticos, bem como dar oportunidade para que novos programas passem a contar com o respaldo da Prefeitura. Esse investimento, que será de R$ 600 mil ao ano, prova o interesse da Prefeitura em desenvolver políticas públicas próprias e fortes de fomento cultural. O município entende que existem programas culturais de destacada importância que já são realizados na cidade e agora passa a subsidiar isso, com o repasse de recursos. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi